Mato Grosso do Sul, 17 de março de 2025
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FNDE contrata Engenheiros e Arquitetos para impulsionar obras de Creches e Escolas em todo o Brasil

Profissionais temporários serão responsáveis pelo monitoramento e execução de projetos educacionais, visando acelerar a construção de unidades escolares no País
Imagem -  Correio do Estado
Imagem - Correio do Estado

Na última quarta-feira (5), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou um evento de grande importância para o setor educacional brasileiro. Em sua sede, em Brasília, foram contratados temporariamente 41 novos profissionais, entre engenheiros civis, elétricos e arquitetos, que terão a missão de atuar na construção, monitoramento e conclusão de obras de creches e escolas em todo o país. O contrato tem duração inicial de quatro anos, podendo ser renovado uma vez.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, abriu o evento e ressaltou o papel fundamental dessa iniciativa. Ela destacou que a contratação desses profissionais tem como objetivo enfrentar um dos maiores problemas que o Brasil vem enfrentando na educação: as obras paralisadas e inacabadas que comprometem o futuro de milhares de crianças. “Essa ação é uma determinação do presidente Lula, com a missão de retomar as obras e garantir que crianças que estão esperando por um lugar nas escolas possam finalmente ter acesso à educação”, afirmou Pacobahyba.

Ela ainda mencionou como exemplos a situação do município de Bagre, no Marajó (Pará), onde, após uma obra paralisada desde 2012, será inaugurada, no mês de março, a primeira creche da cidade. Para Pacobahyba, esse tipo de resultado é apenas o começo de uma série de ações para reverter as dificuldades enfrentadas por muitas comunidades no país.

O evento também contou com a presença de Marcio Buzar, diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE. Ele reforçou o compromisso do governo em melhorar a infraestrutura educacional e mencionou a importância do trabalho conjunto com a Caixa Econômica Federal para atender diferentes realidades do Brasil. “Vamos garantir que a infraestrutura educacional seja de qualidade em todas as regiões, mesmo nas mais remotas”, afirmou Buzar. Ele ainda destacou a importância de projetos como o Novo PAC e o Pacto pela Retomada, que têm como objetivo reabilitar e concluir obras abandonadas, especialmente em áreas com grandes dificuldades de acesso.

A incorporação dos novos profissionais é vista com grande expectativa, não só pelo FNDE, mas também pelos próprios contratados. Felipe Magalhães Damasceno, engenheiro civil, falou sobre a relevância do seu trabalho: “Eu vejo com muito otimismo essa oportunidade. São muitas obras paralisadas e temos uma chance real de mudar a vida de muitas pessoas. Isso é muito gratificante.”

Daiane dos Santos Costa, arquiteta, também se mostrou animada com a nova jornada: “Trabalhar em um órgão público é uma experiência nova e desafiadora. Estou empolgada com os projetos que vamos enfrentar e com as oportunidades de transformação que surgem com isso.”

Outro profissional, o engenheiro elétrico William Acioly Freire, destacou a importância da sustentabilidade nas novas construções: “Um dos nossos focos será também implementar soluções de eficiência energética, buscando alternativas de geração de energia para garantir mais sustentabilidade nas escolas.”

Com a contratação desses novos profissionais, o FNDE reforça o compromisso do governo federal em garantir que as crianças brasileiras tenham acesso a um ambiente escolar digno, sem que as obras e projetos educacionais fiquem engavetados ou paralisados por questões burocráticas. A ação demonstra o empenho do governo em superar desafios históricos e transformar a realidade educacional do Brasil, promovendo a inclusão e a igualdade no acesso à educação de qualidade.

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