Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Frente fria muda o tempo em parte do Centro-Oeste e deixa alertas de chuvas intensas e queda na temperatura

A temperatura tende a cair de maneira mais significativa entre Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso por conta dos ventos frios que sopram do quadrante sul. Na quarta-feira (17) a temperatura já deve cair bastante comparada aos últimos dias

As pancadas de chuva têm sido registradas em quase todo o Centro-Oeste nos últimos dias, mesmo que de maneira rápida e intercalada com períodos de sol e calor. Aliás, a atmosfera quente e úmida por si só já é suficiente para gerar até mesmo eventos extremos de precipitação.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu bastante em algumas cidades da região nos últimos cinco dias, como é o caso de Jataí em Goiás, que registrou pouco mais de 170 milímetros, Chapadão do Sul em Mato Grosso do Sul com 145 milímetros e, Rosário Oeste em Mato Grosso com quase 124 milímetros no mesmo período.

Chuvas continuam irregulares e mal distribuídas no Centro-Oeste. Nos últimos cinco dias choveu muito em algumas cidades dos três estados, mas na maior parte da região, o índice pluviométrico continua baixo.

Essa condição de chuvas mal distribuídas deve persistir nos próximos dias, inclusive o potencial para eventos extremos de precipitação em algumas cidades e quase seca total em outras. É o que vamos acompanhar neste artigo!

Frente fria chega ao Centro-Oeste

Uma frente fria associada a um ciclone tem sido o destaque deste último final de semana, e a expectativa é que pancadas de chuva associadas a ela cheguem ao Centro-Oeste já neste início de semana.

Nesta segunda-feira (15), o centro de baixa pressão atmosférica que alimenta essa frente fria vai ficar parado sobre o leste da Argentina, mas o destaque para o Centro-Oeste é o canal de umidade que vai atravessar boa parte do centro-sul do Brasil, não só nesta segunda como também nos próximos dias, será uma semana com tempo bastante instável.

Vale ressaltar que esse canal de umidade vai receber o suporte de uma outra área de baixa pressão atmosférica formada no interior do continente, mais na altura do Paraguai e da Bolívia, e é justamente por conta disso que as chuvas serão mais generalizadas e intensas entre Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, com alerta de eventos intensas e tempestades severas.

O canal de umidade associado a frente fria deve de fato avançar pelo centro-sul do país nos próximos dias, com chuvas mais espalhadas pelo Centro-Oeste até meados da semana, depois disso, o sistema tende a se afastar para o oceano Atlântico, gerando chuvas no Sudeste e depois vai embora.

Isso vai gerar uma redução das chuvas no Centro-Oeste entre a quarta (17) e a quinta-feira (18), o que vai abrir margens para a chegada de uma massa de ar seco e de ar frio também que pode derrubar as temperaturas de maneira acentuada.

Queda de temperatura no Centro-Oeste

Depois das chuvas geradas pela frente fria e seu canal de umidade, será a vez da queda acentuada da temperatura quando uma massa de ar seco e frio avançar pelo centro-sul do país.

A temperatura tende a cair de maneira mais significativa entre Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso por conta dos ventos frios que sopram do quadrante sul. Na quarta-feira (17) a temperatura já deve cair bastante comparada aos últimos dias, como por exemplo, no sudoeste mato-grossense com máximas em torno de 23°C.

Como a chuva tende a ocorrer de maneira mais organizada e até mais expressiva no sul e oeste da região central do país, as temperaturas amenas ficarão concentradas também nessas áreas.

Por outro lado, onde a chuva será mais isolada e com menor índice pluviométrico, o calorão ainda deve permanecer ao longo da semana. Por exemplo, em grande parte de Goiás as máximas previstas na tarde da quarta-feira são de 30°C para cima.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.