Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 18 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Governo de Mato Grosso do Sul vai decretar estado de emergência por incêndios em 14 municípios

Fotos: Mairinco de Pauda
Fotos: Mairinco de Pauda

O Governo do Estado está mobilizando suas estruturas para intensificar o combate aos incêndios florestais na região do Pantanal. Por orientação do governador Eduardo Riedel, foi realizada reunião na tarde desta segunda-feira (13) na Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) para a definição das medidas necessários, em âmbito do poder público estadual e no que diz respeito aos proprietários rurais dos municípios pantaneiros atingidos pelo fogo.

A reunião contou com a participação do secretário Jaime Verruck, da Semadesc; do secretário Antonio Carlos Videira, da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública); do coordenador-geral da Defesa Civil, Hugo Djan Leite; de representantes do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul); do presidente da Famasul, Marcelo Bertoni; do diretor-presidente do Imasul, André Borges e dos secretários-executivos da Semadesc, Artur Falcette (Meio Ambiente) e Rogério Beretta (Desnvolvimento Econômico Sustentável).

Uma das medidas é a publicação, ainda nesta semana, do Decreto de Situação de Emergência nos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho, Sonora, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Bodoquena, Jardim, Bonito, Anastácio, Corguinho e Rio Negro devido aos incêndios florestais registrados nessas regiões, especialmente nos últimos dias por conta das condições climáticas severas provocadas pela intensificação do El Niño.

“Com a publicação do decreto de situação de emergência, o Governo pode dispor dos recursos necessários para as ações de combate aos incêndios florestais, como a aquisição de combustível para automóveis e aeronaves, diárias, alimentação, EPI´s e outras necessidades do Corpo de Bombeiros”, informou o secretário Carlos Videira, da Sejusp.

O secretário Jaime Verruck acrescentou que “o governador Eduardo Riedel nos orientou a mobilizar toda a frota de aeronaves disponível no Governo para auxiliar nas ações de combate ao fogo, seja no enfrentamento direto ou no transporte dos militares. Vamos contar com aviões e helicópteros da Casa Civil, das polícias civil e militar e do Corpo de Bombeiros. Com o apoio da Famasul, vamos mobilizar os produtores rurais para auxiliar no que for necessário. Além disso, o Imasul também contratou 500 horas de voo aeronaves particulares que deverão ser utilizadas nessa ação intensificada de combate ao fogo nos próximos dias”.

De acordo com as informações do boletim de monitoramento de incêndios florestais de Mato Grosso do Sul, elaborado pela equipe técnica do CEMTEC e do CBMMS, no período de 1º de janeiro a 12 de novembro de 2023 é observada uma redução de 8,7% na área queimada do Bioma Cerrado em território sul-mato-grossense e um aumento de 95,8% no bioma do Pantanal, em relação ao ano de 2022.

Os municípios de Corumbá (74,8%), Aquidauana (12,8%) e Porto Murtinho (10%), concentram 97,6% dos focos de calor no Pantanal, conforme dados do INPE. O CBMMS já está em atuação na região desde o dia 17 de maio de 2023 e já foram empregados um efetivo de 296 bombeiros e bombeiras militares nas ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais nessas regiões.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.