Uma das prioridades do Governo Federal é o trabalho de expandir os mercados internacionais a produtos brasileiros. Nesta semana, o país celebrou uma marca emblemática na agropecuária: em pouco mais de 20 meses, o Brasil abriu 200 novos mercados a produtos brasileiros, um feito inédito. A marca foi anunciada nesta quarta-feira, 25 de setembro.
Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cerca de 60 novos destinos foram contemplados, ampliando a presença do agronegócio em todos os continentes, por meio de um trabalho realizado em conjunto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Somente neste ano, já foram abertos 122 novos mercados, com quase todos os meses estabelecendo recordes históricos. Entre os números mensais, destacam-se 26 novos mercados em junho (13 países), 16 em julho (9 países), 15 em maio (10 países), 15 em agosto, 10 em março (7 países), 7 em fevereiro (6 países), 9 em janeiro (5 países) e 5 em abril (3 países). Até o momento, já foram abertos 19 novos mercados neste mês em 10 destinos.
“A abertura de novos mercados comprova a competitividade e confiabilidade do setor produtivo brasileiro, reconhecido em mais de 200 países pela qualidade sanitária. Essa expansão impulsiona exportações, contribui para o saldo positivo da balança comercial, gera divisas, empregos e renda”, diz o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Quem também celebrou a marca foi o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. “O Brasil é um grande protagonista hoje planetário: segurança alimentar, energética e clima”, destacou Alckmin.
RECORDE – O número atual supera a soma dos mercados abertos durante nos anos de 2019 (35), 2020 (74) e 2021 (77), quando, ao longo de 36 meses, foram conquistadas 186 novas aberturas. O recorde deste mês já se aproxima do total alcançado nos últimos quatro anos da gestão anterior, que registrou 239 aberturas de mercado.
PLAYER GLOBAL – As aberturas recentes de embriões para a Rússia e erva-mate para Angola e Coreia do Sul foram essenciais para atingir a marca. De acordo com informações da secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, a conquista reforça a estratégia do governo de fortalecer o comércio exterior e diversificar as exportações, consolidando o Brasil como um dos maiores players globais.
DIVERSIFICAÇÃO – As aberturas incluem não apenas produtos tradicionais do Brasil, como carnes e soja, mas uma diversificada gama de produtos agropecuários, como pescados, sementes, gelatina e colágeno, ovos, produtos de reciclagem animal, noz-pecã, erva-mate, arroz, açaí em pó, café verde, embriões e sêmen.