Mato Grosso do Sul, 25 de junho de 2026
Campo Grande/MS: Carregando...

Homem se entrega após fazer 17 pessoas reféns dentro de ônibus na Rodoviária do Rio de Janeiro

O sequestro terminou por volta das 18h, após cerca de três horas de negociação. A motivação do sequestro é desconhecida. O veículo pertence à Viação Sampaio
Rodoviária foi esvaziada para tentativa de negociação com sequestrador - Imagem - Pablo Porcinuncula
Rodoviária foi esvaziada para tentativa de negociação com sequestrador - Imagem - Pablo Porcinuncula

O sequestrador que mantinha 17 passageiros reféns na rodoviária do Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira, 12, se entregou e foi preso, conforme a Polícia Militar. Idosos e crianças eram rendidos pelo criminoso, que foi identificado como Paulo Sérgio de Lima e teve a arma apreendida. Pelo menos duas pessoas se feriram – uma delas em estado grave.

Segundo a PM, Lima tem duas passagens por roubo, mas ainda não se sabe por que ele sequestrou o veículo. O ônibus da empresa Viação Sampaio ia para Juiz de Fora, em Minas Gerais.

A corporação afirmou que o terminal rodoviário (antes chamado de Novo Rio) foi totalmente esvaziado para as negociações do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da PM, com o sequestrador.

Um dos feridos, levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, é um homem de 34 anos. O paciente tem estado grave de saúde, passa por cirurgia e já recebeu seis bolsas de sangue. Uma segunda vítima, com ferimentos leves, recusou atendimento, segundo o governo estadual.

Passageiros relataram que houve tiroteio e tumulto por causa da ação do criminoso. Imagens que circulam nas redes sociais também mostram a correria no saguão da rodoviária, usada por cerca de 38 mil passageiros diariamente – o número chega a 70 mil em fins de semana e feriados.

A prefeitura orientou que passageiros que tenham passagem prevista para as próximas horas remarquem a viagem.

‘Nasci de novo’

Assim, a mineira Daiana Carelli, de 34 anos, de Juiz de Fora, na Zona da Mata, descreve o sentimento de ter escapado ilesa do sequestro do ônibus na rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (12 de março). “Estava dentro do ônibus, indo para Juiz de Fora, e um cara começou a atirar”, descreveu Daiana.

O sequestro ocorreu pouco antes das 15h. O veículo teria percorrido cerca de 500 metros, quando o ar-condicionado quebrou. O motorista, então, retornou para o terminal, para reparo do equipamento. Nesse momento, alguns passageiros, incluindo Daiana, desceram.

Em seguida, o sequestrador atirou e fez 17 pessoas reféns. Duas pessoas foram atingidas e ficaram feridas. “Eu saí minutos antes do cara atirar. Eu saí porque estava muito quente lá dentro”, relembra, descrevendo o momento em que percebeu o sequestro.

“Eu estava fora do ônibus, e os tiros comendo lá dentro, os vidros quebrando. Deu tempo de correr e eu deitei na primeira rampa que tinha. Nisso, passaram pessoas baleadas, a polícia chegou. Foi uma loucura. Um livramento muito grande. Foram 17 reféns e eu poderia estar lá dentro”, contou em postagem no seu perfil no Instagram.

O sequestro terminou por volta das 18h, após cerca de três horas de negociação. A motivação do sequestro é desconhecida. O veículo pertence à Viação Sampaio e seguia da capital fluminense com destino à cidade mineira com 37 pessoas.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.