Morena (Ana Cecília Costa) resolve aparecer de surpresa na casa de Iolanda (Camila Morgado) em “‘”Renascer”, da TV Globo. A intenção da esposa de Deocleciano (Jackson Antunes) é “assuntar” sobre convite que Lilith (Lucy Alves) e Iolanda fizeram a Zinha (Samantha Jones) para que ela se apresente nas noites do Forrobodó ao lado de Lilith. A sequência vai ao ar na terça, 27 de agosto.
Além disso, Morena também quer descobrir quais são os planos de Lilith com Zinha. Ao chegar na casa, ela é levada pela música que a sanfoneira toca no pátio antes de o Forrobodó abrir. Surpresa com o talento da moça, Morena então aproveita para puxar papo e tenta descobrir o que levou Lilith até o vilarejo.
Ao longo da conversa, Lilith revela a Morena que é filha de Dona Jacutinga (Juliana Paes). Morena leva um choque, mas logo a surpresa cede lugar para a emoção. “Aqui estou eu… nesse fim de mundo, como você mesmo disse… tentando juntar as peças de uma mulher que nunca existiu para mim…”, diz a sanfoneira, em suma.
Lilith pede segredo após revela que é filha de Jacutinga
Lilith revela a Morena que ela nunca teve a oportunidade de conhecer nem conviver com a mãe. Foi criada pela avó, que contou o segredo e o nome de sua mãe um pouco antes de falecer. “O pior foi chegar aqui e descobrir que ela foi uma mãe pra todas as mulheres que passaram pela vida dela… menos para mim”, lamenta, em seguida.
As duas se abraçam emocionadas e Morena promete apoiar Lilith, assim como Dona Jacutinga fez com ela e tantas outras mulheres no passado. Depois disso, Lilith pede a Morena que mantenha segredo sobre sua origem e é prontamente atendida. A madrinha de João Pedro (Juan Paiva) ainda convida Lilith para jantar em sua casa à noite e Zinha fica surpresa ao encontrá-la na sala.

João impede Maria Santa e salva José Inocêncio
Um momento dramático ocorrerá quando José Inocêncio (Marcos Palmeira) enfrentar a morte após ser alvo de diversos tiros por alguém disfarçado de bumba. A situação ficará tensa quando Maria Santa (Duda Santos) aparecer para levar o fazendeiro, mas João Pedro (Juan Paiva) intervirá.
Após ser baleado, José Inocêncio irá até uma cachoeira, onde começará a afundar nas águas. Neste momento de agonia, ele verá Maria Santa, sua falecida esposa, ao seu lado. Ela dirá que ainda não é o momento de sua partida, pedindo que ele não desista de lutar. Mesmo assim, José Inocêncio tomará a decisão de seguir com ela para o além.
Maria Santa, após hesitar, estenderá a mão para seu marido, e os dois entrelaçarão os dedos, prontos para a despedida final. No entanto, quando José Inocêncio estiver prestes a puxá-la, João Pedro mergulhará na água, agarrando o corpo do pai com firmeza e o tirando da cachoeira. Nesse instante, Maria Santa desaparecerá, deixando José Inocêncio nas mãos de seu filho.