Durante palestra em Campo Grande, o Vereador e Médico Dr. Jamal, fez um alerta a população sobre o aumento de casos de casos de doenças inflamatórias no intestino e, orientou os presentes sobre a importância, independente da idade para ficarem atentos aos primeiros sintomas, e buscar ajuda junto a um médico especialista para um melhor diagnóstico e orientação.
Maio Roxo é o mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais (DIIs), grupo de doenças inflamatórias do trato digestivo, de caráter imuno-mediado, cujos principais representantes são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DIIs afetam mais de cinco milhões de pessoas no planeta e sua prevalência vem aumentando no Brasil, afetando 100 pessoas a cada 100 mil habitantes, com maiores concentrações no Sul e Sudeste do país.
Jamal alerta que quem convive com as DIIs deve ter acompanhamento médico contínuo para controle dos sintomas da doença ao longo de toda a vida, visto se tratarem de doenças crônicas que possuem controle através de medicamentos que são capazes de recuperar a qualidade de vida, mas não cura. É necessário ficar atento aos sintomas, como persistência de dor abdominal, diarreia e sangramento nas fezes, ir ao médico para ter um atendimento especializado e diagnóstico precoce.
Saber a doença que tem o quanto antes é primordial para iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível de modo a evitar a piora do quadro do paciente e manifestações mais graves, que podem levar à necessidade de internações e cirurgias. A doença de Crohn, habitualmente, causa diarreia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso.

Em suas assertivas, Dr. Jamal explica que o pacientes com DIIs possuem um maior risco de carências nutricionais e precisam focar em uma nutrição reforçada de suplementos alimentares. É fundamental ter uma alimentação variada com boa qualidade proteica, tendo equilíbrio entre os carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Desta forma, a alimentação aliada ao tratamento medicamentoso auxilia no controle das crises.
O Vereador ressalta que a prevenção é sempre a melhor opção e que o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento e na qualidade de vida do paciente. Portanto, ele incentiva os homens a se informarem sobre o assunto, eliminarem preconceitos e realizarem os exames preventivos regularmente. Finalizou Dr. Jamal.
*Whatsapp do gabinete do Dr. Jamal: (67) 3316-1645