Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 23 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Mato Grosso do Sul bate novamente recorde de internações e supera a marca dos 200 mil casos de Covid-19

Ele advertiu que o estado não tem mais condições de abrir novos leitos de UTI
Ele advertiu que o estado não tem mais condições de abrir novos leitos de UTI

Mato Grosso do Sul confirmou 1.222 casos de Covid-19 nesta sexta-feira e chegou a 200.017 desde o começo da pandemia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 1.083, novos diagnósticos por dia, segundo a secretaria estadual de Saúde (SES).

Em mortes, desde o começo da pandemia foram 3.775, com 36 sendo confirmadas nesta sexta. Campo Grande registrou 21 óbitos, Dourados 4, Camapuã 3, Naviraí e Sonora 2, e outras quatro cidades um cada: São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Sidrolândia e Ponta Porã.

Com as novas mortes a média móvel nos últimos 7 dias sobe para 30,3. Já a taxa de letalidade da doença permanece em 1,9%.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse nesta sexta-feira (19), que o número de mortes registradas em março – que ainda não terminou 417, já supera o de todo o mês de fevereiro, que foi de 407.

Resende advertiu que se ritmo se manter inalterado, o estado pode superar em março o recorde de mortes de toda a pandemia, que foi em dezembro de 2020, 587.

Ele advertiu que o estado não tem mais condições de abrir novos leitos de UTI, por falta de estrutura e de mão de obra. Disse que nesta sexta o estado bateu novamente o recorde de pacientes internados por causa da Covid-19, 968.

Com uma taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 de 105% na manhã desta sexta-feira, o secretário comentou sobre uma “triste” realidade enfrentada pelo estado, a de que as vagas que estão surgindo para internações são oriundas dos óbitos que estão ocorrendo. “Mal os leitos são liberados e já tem outros pacientes para ocupá-los”.

Um outro indicador do agravamento da pandemia no estado, conforme o secretário, é do aumento da procura pelos testes para detecção da Covid. Ele comentou que atualmente os laboratórios estão com 2.771 testes para processamento, um número quase nove vezes maior do que o registrado no período de decréscimo da doença, quando essa quantidade chegou a cair para um patamar de 300.

Resende pediu ainda um esforço para os municípios encerrarem os casos que estão em aberto no sistema, 8.182.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.