O Cisv (Centro Integrado De Vigilância Viária) do Detran-MS (Departamento Estadual De Trânsito) passou a integrar uma plataforma do Ministério Da Justiça E Segurança Pública que permite o rastreamento de veículos em tempo real. Essa novidade fortalece o monitoramento viário e auxilia na segurança pública não apenas em Mato Grosso Do Sul, mas em todo o país.
Tecnologia de ponta para combater crime
Antes dessa integração, o sistema de inteligência do Cisv operava apenas com informações sobre boletins de ocorrência registrados dentro do estado. Agora, com a nova ferramenta, os agentes de fiscalização do Detran-MS conseguem identificar veículos furtados ou roubados de qualquer estado do Brasil. Apenas na última semana, três veículos foram recuperados graças ao novo sistema, sendo um de Minas Gerais, um do Paraná e outro de São Paulo.
Para o gerente especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, Ruben Ajala, essa tecnologia representa um grande avanço para a segurança do estado. “Essa integração vai nos ajudar muito, pois ampliamos nossa capacidade de rastreamento e apoio às forças de segurança. Nosso estado é uma rota de fuga para muitos crimes e, com essa ferramenta, poderemos agir com mais rapidez e precisão”, afirmou.
O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, também celebrou a novidade. “O governador Riedel nos cobra sempre por inovação e eficiência. O Cisv já era uma ferramenta muito importante para a segurança viária e agora, com essa integração nacional, vamos conseguir atuar de forma ainda mais eficaz no combate ao crime em nossas rodovias e fronteiras”, disse.
Recuperação de Veículos eficiente
O primeiro carro recuperado foi um Jeep Commander Limited T270 preto, que tinha restrição de furto na cidade de Itaquaquecetuba, em São Paulo. O veículo entrou em Mato Grosso Do Sul pela rodovia federal no trajeto Aparecida Do Taboado – Paranaíba. Assim que passou por uma das câmeras do sistema, o alerta foi acionado e a polícia conseguiu abordá-lo em um pedágio. O motorista alegou que o carro havia sido locado em nome de sua mãe desde novembro de 2023. O caso foi registrado na delegacia de Paranaíba.
Outro veículo recuperado foi um Volkswagen Saveiro branco, localizado durante um patrulhamento da Polícia Militar em Ponta Porã. Com o apoio do Cisv, os agentes descobriram que o carro tinha sido furtado em Maringá, Paraná. Os dois ocupantes do veículo disseram que pegaram o automóvel no Paraguai, mas não souberam informar de quem, quando ou onde o conseguiram. Ambos foram encaminhados à delegacia para as devidas providências.

Já na cidade de Dourados, um Honda Civic Touring CVT preto foi apreendido pelos agentes do Detran-MS. O carro tinha um boletim de ocorrência registrado em Sabará, Minas Gerais. O proprietário afirmou que estacionou o veículo em frente à casa de um amigo e, ao retornar, ele havia desaparecido.
Na delegacia, o condutor do carro, um garagista de Dourados, se mostrou surpreso ao saber que o veículo possuía restrição criminal. Ele contou que comprou o automóvel de um vendedor de Campo Grande e que possuía apenas uma procuração para revender o veículo na cidade. Após investigação, os agentes entraram em contato com o antigo dono do carro em Minas Gerais, que confessou ter inventado o furto porque não recebeu o pagamento total da venda. O homem será indiciado por falsa comunicação de crime.
A nova integração entre o Cisv e a plataforma do Ministério Da Justiça reforça a segurança em Mato Grosso Do Sul e em todo o Brasil, tornando o rastreamento de veículos mais rápido e eficiente.
#segurancapublica #vigilancia #tecnologia #monitoramento #policia #segurancanasfronteiras #investigacao #recuperacaodeveiculos #justica #governoms #detran #fiscalizacao