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Mato Grosso do Sul, 2 de março de 2024
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Médico lista fruta antioxidante que come todos os dias para viver mais

Outra pesquisa revelou que as fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes do mirtilo podem ajudar a reduzir a inflamação e os fatores de risco adicionais para diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares
É um bom aliado em dietas de emagrecimento, isso porque possui poucas calorias, gordura e sódio
É um bom aliado em dietas de emagrecimento, isso porque possui poucas calorias, gordura e sódio

Neil Paulvin é um pesquisador da longevidade e médico especializado em medicina regenerativa que passou mais de 20 anos ajudando pessoas a desenvolverem hábitos saudáveis. Segundo o expert, há uma fruta em específico que ele come todos os dias para viver mais: o mirtilo, também chamado de blueberry.

“Ele é saboroso, com poucas calorias e cheio de vitaminas e antioxidantes que protegem seu corpo de infecções como uma armadura”, disse Neil ao portal CNBC. Além de ajudar a fortalecer as células, o mirtilo é rico em antocianinas, antioxidantes responsáveis pela cor azul e pela melhora do desempenho cognitivo.

De acordo com o médico, a fruta tem benefícios para a visão. “Uma xícara de mirtilo contém 16% do valor diário de vitamina C, conhecida por melhorar a saúde ocular. A vitamina C ajuda a prevenir a degeneração macular relacionada à idade e reduzir o estresse oxidativo na retina”, explicou o expert.

Neil também afirmou que o blueberry reduz os danos e as dores musculares, diminui as inflamações e melhora a saúde do cérebro. Um estudo realizado com mais de 16 mil pessoas descobriu que mirtilos e morangos estavam associados ao atraso do envelhecimento mental em até dois anos e meio.

Foto colorida de um mirtilo - Metrópoles
O mirtilo possui nutrientes que beneficiam o organismo

De acordo com estudos, a fruta possui também propriedades anti-inflamatórias, que ajudam principalmente a garganta, a evitar congestionamento e protege as células do corpo. Também apresenta componentes que ajudam a prevenir e tratar infecções do aparelho urinário, como a cistite, e problemas do aparelho digestivo, como diarreia e gases intestinais.

“É um bom aliado em dietas de emagrecimento, isso porque possui poucas calorias, gordura e sódio”, lembra Vanessa.

Além da fruta in natura, o mirtilo também fica ótimo em conservas, em tortas, bolos, geleias, compotas e sorvetes. Para garantir todos os benefícios dessa frutinha, é preciso saber escolher bem! É muito comum encontrar mirtilos congelados para venda, mas se for comprar a fruta fresca, veja se está firme e com a casa lisa. Passe longe daqueles que estiverem amolecidos, enrugados ou manchados. A cor deve ser roxa azulada ou preta azulada. Se a fruta estiver avermelhada, significa que foi colhida antes da hora e não está madura.

“Existem várias maneiras de incorporar mirtilos à dieta. Gosto de adicioná-los a saladas e smoothies, beliscá-los entre as refeições ou misturá-los com aveia. Incluí-los em uma dieta rica e variada, dormir o suficiente, praticar exercícios e controlar o estresse podem ajudá-lo a ter uma vida mais feliz e longa”, finalizou.

“Existem várias maneiras de incorporar mirtilos à dieta. Gosto de adicioná-los a saladas e smoothies, beliscá-los entre as refeições ou misturá-los com aveia. Incluí-los em uma dieta rica e variada, dormir o suficiente, praticar exercícios e controlar o estresse podem ajudá-lo a ter uma vida mais feliz e longa”, finalizou.

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