Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 25 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Menina recebe novo coração em tempo recorde: 5 horas

Em apenas 5 horas, desde a inclusão na lista de espera até a cirurgia, Ana Lívia recebeu um novo coração e a chance de uma nova vida

Uma menina de apenas 3 anos, Ana Lívia Prado, tornou-se a paciente que menos esperou por um transplante de coração no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP). Em apenas 5 horas, desde a inclusão na lista de espera até a cirurgia, Ana Lívia recebeu um novo coração e a chance de uma nova vida.

Tudo começou no dia 9 de março, quando o nome de Ana Lívia foi incluído na lista de doação às 8h30. Às 13h30, a equipe médica foi avisada de um doador compatível em Cuiabá (MT). A equipe do HCM fretou um avião para buscar o coração e, em menos de 24 horas, Ana Lívia já estava transplantada.

Dois fatores colaboraram para a rapidez do processo: o estado grave de saúde da menina, que a priorizou na lista de espera, e seu tipo sanguíneo (AB positivo), que permite receber doadores de todos os tipos.

Ana Lívia está internada na UTI cardiopediátrica e seu estado de saúde é estável. A pequena foi diagnosticada há 18 meses com miocardiopatia dilatada e estava internada no Hospital Estadual de Bauru, de onde foi transferida para o HCM.

Atualmente, a lista de pessoas esperando por um novo órgão no Brasil está em 42.393, sendo apenas 405 de coração e a maioria, homens (24.859).

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.