Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Militares matam mais de 80 em atos pró-democracia em Myanmar

Foto: Stringer / Reuters
Foto: Stringer / Reuters

Os números são difíceis de confirmar por conta da repressão também ao trabalho dos jornalistas, mas o site afirma que os dados foram repassados por hospitais consultados em 35 cidades.

Com isso, desde que as manifestações começaram, no início de fevereiro, já são mais de 400 mortos por policiais e forças de segurança em diversas cidades do país.

O sábado foi marcado pela ‘celebração’ do Dia das Forças Armadas e contou com uma grande parada em Nay Pyi Daw, onde o líder do golpe de Estado, Min Aung Hlaing, fez um discurso prometendo a convocação de novas eleições – mas sem data definida.

Por conta da ‘festa’ dos militares, as organizações pró-democracia convocaram para a mesma data grandes protestos. A ordem pública de Hlaing era de que os militares estavam autorizados a “atirar na cabeça e nas costas” dos civis.

Forças Armadas celebraram festa, enquanto repressão aos civis foi a maior até o momento1/4AnsaFoto: EPA / Ansa

A embaixada dos Estados Unidos em Myanmar emitiu uma nota condenando o Exército pela morte de “civis desarmados” na repressão dos protestos pró-democracia. “As forças de segurança estão matando civis desarmados, incluindo crianças, justamente as pessoas que eles juraram defender”, acrescentam ainda os norte-americanos.

O golpe de Estado aplicado pelos militares ocorreu no dia 1º de fevereiro, dia em que os parlamentares eleitos em 8 de dezembro iriam tomar posse. Naquele dia, foram presos a líder “de facto” do país, Aung San Suu Kyi, e o presidente, Win Myint, além de diversos representantes políticos.

As Forças Armadas justificaram o golpe por uma suposta ‘fraude eleitoral’ na vitória avassaladora do partido de Suu Kyi, o Liga Nacional para a Democracia (NLD), que teve mais de 70% dos votos. No entanto, tanto a Nobel da Paz de 1991 como o presidente estão sendo acusados de crimes que nada tem a ver com o processo eleitoral.

As eleições de dezembro marcavam o segundo pleito livre desde 2015, que também foi vencido pelo NLD. Antes desse ano, os cidadãos ficaram 25 anos sem uma democracia real, vivendo em um regime militar. .

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.