Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 26 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Ministério da Saúde antecipa 2 milhões de doses da Covax para maio

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, concede entrevista coletiva para atualizar temas discutidos pelo Comitê de Enfrentamento da covid-19
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, concede entrevista coletiva para atualizar temas discutidos pelo Comitê de Enfrentamento da covid-19

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira a antecipação para maio da chegada de 2 milhões de doses de vacinas contra covid-19 acertadas com o mecanismo Covax Facility, liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em pronunciamento após reunião do comitê de combate à pandemia em Brasília, o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, disse também que, na quinta-feira, 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19 da Pfizer chegarão ao país, também uma antecipação do contrato firmado com a farmacêutica.

Marcelo Queiroga disse que espera para a próxima semana a retomada de entregas de doses da CoronaVac, vacina do laboratório chinês Sinovac que está sendo envasada no Brasil pelo Instituto Butantan. Segundo ele, com a retomada dessas entregas, será possível regularizar a aplicação da segunda dose da vacina em pessoas que já receberam a primeira.

Estados e municípios têm se queixado de não estarem recebendo vacinas suficientes para garantir a aplicação da segunda dose.

Na coletiva, o ministro estava acompanhado do secretário-executivo da pasta, Rodrigo Otávio da Cruz, e não, como de costume, pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ambos integrantes do comitê de combate à covid.

O ministro apresentou dados sobre o cronograma de vacinação, prevendo a distribuição, a partir da semana que vem, de segundas doses atrasadas de vacinas. Ele explicou também que o ministério vai criar protocolos clínicos para padronizar algumas condutas para o tratamento de pacientes com covid-19. Segundo Queiroga, já foram editadas notas técnicas e orientações sobre o uso de oxigênio e intubação orotraqueal.

Até  terça-feira (27), o Brasil acumulava mais de 395 mil pessoas mortas pela covid, segundo o Ministério da Saúde. O número de infectados já passa de 14,4 milhões de pessoas.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.