Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 16 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Morre Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão, aos 78 anos

O alemão encerrou sua carreira no Cosmos, time dos Estados Unidos. Por lá, jogou ao lado de Pelé e outras lendas do futebol mundial, como Carlos Alberto Torres e Eusébio
Foto: MacDougall / AFP
Foto: MacDougall / AFP

O ex-zagueiro alemão Franz Beckenbauer morreu no domingo (7), aos 78 anos. Ele foi campeão das Copas do Mundo de 1974, como jogador, e 1990, como treinador da Alemanha.

A família de Beckenbauer emitiu um comunicado divulgado pela imprensa alemã, sem muitos detalhes. O pronunciamento feito nesta segunda-feira (8) apenas informou que o ídolo alemão morreu enquanto dormia.

– É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. Pedimos que possamos lamentar em silêncio e nos abster de qualquer pergunta – diz a nota.

Franz Beckenbauer

Franz Beckenbauer levanta a taça da Copa do Mundo de 1974 (Foto: AFP)

O alemão encerrou sua carreira no Cosmos, time dos Estados Unidos. Por lá, jogou ao lado de Pelé e outras lendas do futebol mundial, como Carlos Alberto Torres e Eusébio. Na temporada de 1977, o time foi campeão da NASL, liga nacional do país.

Franz Beckenbauer e Pelé

Franz Beckenbauer e Pelé jogaram juntos pelo Cosmos, do Estados Unidos (Foto: Timothy A. Clary / AFP)

Beckenbauer é o maior ídolo do futebol alemão e considerado um dos principais zagueiros da história do futebol. O ex-jogador esteve presente nas Copas de 1966, 1970 e 1974, atuando em campo. Além disso, fez carreira como treinador da seleção nacional e esteve à beira do campo em 1986 e 1990.

Franz fazia companhia a Zagallo e Didier Deschamps como os únicos a conquistarem a Copa do Mundo como jogador e técnico. Os grandes feitos lhe renderam o apelido de “Der Kaiser”, que na tradução literal seria “O Imperador”.

Grandes entidades lamentaram a morte de Franz Beckenbauer, zagueiro multi-campeão pela seleção alemã e pelo Bayern de Munique. A Fifa e a Uefa e diversas ligas pelo mundo compartilharam postagens exaltando a trajetória do ex-jogador e técnico alemão, que morreu na noite desta segunda-feira (8).

Fifa: “Uma lenda do futebol alemão e mundial.” O presidente da FIFA, Gianni Infantino, prestou homenagem a Franz Beckenbauer, que infelizmente faleceu aos 78 anos.”

Uefa: Franz Beckenbauer, um dos maiores filhos do futebol europeu, faleceu aos 78 anos. “Der Kaiser” (“O imperador”, em alemão) foi um jogador extraordinário, treinador de sucesso e um especialista que moldou o futebol alemão como nenhum outro.

DFB (Federação Alemã de Futebol): “Descanse em paz, Imperador! Rudi Völler sobre a morte de Franz Beckenbauer:” “O ‘Kaiser’ foi uma inspiração para mais de uma geração e permanecerá para sempre a luz brilhante do futebol alemão.”

Federação Holandesa de Futebol: Uma verdadeira lenda do jogo. Descanse em paz, Franz.

Bundesliga: “Lamentamos a perda de uma lenda notável do futebol mundial. Descanse em paz, Franz Beckenbauer.”

LaLiga: “A LaLiga expressa suas condolências pela morte de Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial. Apresentamos nossas mais profundas condolências à sua família e amigos por esta grande perda. Descanse em paz, “Kaiser”.”

Premier League: “Estamos profundamente tristes pelo falecimento de Franz Beckenbauer, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Vencedor da Copa do Mundo como jogador e técnico, ‘Der Kaiser’ era tão elegante quanto dominante. Ele será para sempre lembrado.”

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.