Um dos alvos da Operação Artus, deflagrada pela Polícia Civil de Nova Andradina, na manhã desta terça-feira (12), morreu em confronto com equipes de segurança. Apontado como líder de um grupo criminoso, Osvaldin Procópio Barbosa, de 25 anos, era alvo de mandado de prisão.
O criminoso estava armado com revólver calibre .38 com numeração raspada. Ele reagiu a abordagem e disparou contra os policiais, que revidaram. Baleado, Osvaldin não resistiu. O confronto foi registrado no bairro Argemiro Ortega.
Ainda segundo a polícia, o alvo possuía diversas passagens, incluindo dois homicídios tentados, três tráfico de drogas, roubo majorado, roubo, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e dano qualificado.

Procópio era um dos 33 alvos de prisão expedidos Justiça de Mato Grosso do Sul por meio da “Operação Artus”. Outros 30 de busca e apreensão também estão sendo cumpridos.
De acordo com o site Nova News, o suspeito de integrar grupo criminoso estava em casa, no bairro Argemiro Ortega, quando tudo aconteceu.
A operação
Segundo informações da polícia, a facção era estruturada, com divisão de tarefas e caráter permanente, utilizando armas e adolescentes, que eram responsáveis por vários crimes. As investigações tiveram início em maio de 2023, quando a polícia começou a identificar e monitorar os alvos.
Um dos crimes investigados pela ação é tráfico de drogas. De acordo com o delegado Caio Bicalho, os trabalhos se concentram, principalmente, nas cidades de Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Angélica, Ponta Porã, Deodápolis e também em Guaíra, no Paraná.
Com apoio de helicóptero, pelo menos 120 policiais foram mobilizados para cumprir os mandados em Nova Andradina, Deodápolis, Angélica, Batayporã, Taquarussu e Ivinhema.
