Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 29 de março de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Mulher que aplicou supostas vacinas em empresários é presa pela PF

(foto: Divulgação/Polícia Federal)
(foto: Divulgação/Polícia Federal)
A mulher que aplicou doses de supostas vacinas contra a COVID-19 em empresários de Belo Horizonte, em uma garagem de ônibus no Bairro Caiçara, na Região Noroeste da capital mineira, foi presa pela Polícia Federal (PF) na noite dessa terça-feira (30/03). Ela foi autuada no Artigo 273 do Código Penal, que trata de falsificação e adulteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais.
Horas antes da prisão, agentes da PF foram até a casa da mulher, que mora com o filho e que também é investigado no caso da vacinação irregular de empresários em Belo Horizonte. Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido em uma clínica. Vários materiais foram recolhidos nos locais, como seringas, agulhas, cartões de vacinação, entre outros. Frascos com substância análoga a soro também foram encontrados, o que levanta a hipótese de as doses aplicadas serem falsas.
Os materiais apreendidos durante o cumprimento dos mandados, segundo a Polícia Federal, estão sendo periciados para identificação da substância exata. Outra hipótese investigada pela instituição é de as doses terem sido desviadas do Ministério da Saúde. A importação ilegal dos imunizantes também não está descartada.
Ainda de acordo com a PF, a mulher tem passagem por furto. Ela teria comercializado as vacinas ilegais para outras pessoas, além dos investigados na Operação Camarote. A mulher, que seria, na verdade, cuidadora de idosos, o filho e um outro homem foram conduzidos à sede da Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais para prestarem esclarecimentos.
Após o depoimento do trio, a mulher foi encaminhada para a penitenciária Estevão Pinto, na Região Leste de Belo Horizonte. Se condenada, ela poderá cumprir até 15 anos de reclusão. Os dois homens foram liberados e voltarão a ser ouvidos. Também haverá oitiva das pessoas que teriam sido vacinadas pela mulher e demais que a teriam indicado para terceiros.
Confissão
Em depoimento à Polícia Federal (PF) nessa segunda-feira (29/3), os empresários Rômulo e Robson Lessa, proprietários da Saritur, admitiram que compraram as doses da vacina contra a COVID-19. Uma garagem de ônibus, na Região Noroeste de Belo Horizonte, foi utilizada como ponto de encontro para a aplicação dos imunizantes.

Ainda segundo a PF, os empresários prestaram depoimento de forma espontânea. “Os empresários da empresa de transporte de passageiros admitiram, em depoimentos prestados de forma espontânea, na segunda-feira (29), a aquisição dos medicamentos de procedência ilícita”, disse, em nota, a instituição.

Entenda o caso

Na quarta-feira (24/3) da semana passada, uma reportagem da “Revista Piauí” mostrou que políticos e empresários de Minas teriam tomado a primeira das duas doses da vacina da Pfizer contra a COVID-19.

Eles teriam contrariado lei, aprovada neste mês, que determina a doação ao SUS de todas as doses compradas pela iniciativa privada enquanto grupos de risco estão sendo vacinados.

Em 25 de março, a Justiça Federal em Brasília considerou inconstitucional essa lei, mas a decisão é provisória e ainda deve ser avaliada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Um dos que teriam recebido a dose do imunizante foi o ex-senador Clésio Andrade, ex-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

“Estou com 69 anos, minha vacinação (pelo SUS) seria na semana que vem, eu nem precisava, mas tomei. Fui convidado, foi gratuito para mim”, disse à Piauí.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, Andrade negou ter sido vacinado pelo grupo. “Desconheço. Estou em quarentena aqui no Sul de Minas. Tive COVID”, afirmou.

Seis vídeos obtidos pela reportagem do Estadão mostram pessoas sendo vacinadas na noite de 23 de março, na garagem da empresa mineira.

O vaivém ocorreu após as 20h, quando já estava em vigor o toque de recolher determinado pela prefeitura de BH.

As imagens exibem uma aglomeração de carros em volta da entrada do local. Uma mulher de jaleco branco vai até o porta-malas de um veículo, retira a vacina e aplica nos motoristas. Alguns descem do carro para receber sua dose. Outros são vacinados dentro do próprio carro.

Uma outra pessoa anota nomes em uma ficha, como se estivesse confirmando cada vacinação dada.

O Ministério Público Federal também investiga o caso.

Segundo boletim de ocorrência feito à Polícia Militar (PM), até mesmo crianças foram vacinadas – a Pfizer só começou agora os estudos de segurança do imunizante para quem tem menos de 18 anos.

Em nota, o grupo empresarial Saritur afirma que o assunto tratado na reportagem é de total “desconhecimento” da diretoria da empresa.

“O Grupo Empresarial Saritur esclarece que os nomes citados na reportagem ‘Empresários tomam vacinas às escondidas’ não fazem parte do corpo societário do Grupo. Esclarece ainda que o assunto tratado na matéria é de total desconhecimento da Diretoria da empresa”.

Também por meio de nota, à qual o teve acesso nessa sexta-feira, um dos proprietários da Saritur nega relação com o caso.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.