Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

No Rancho Fundo: Turmalina paraíba muda a vida de Zefa Leonel

Personagem acha a gema na Gruta Azul, em Lasca Fogo; na vida real, ela foi encontrada na Paraíba e no Rio Grande do Norte
Persistente, matriarca da família Leonel finalmente encontra a pedra preciosa
Persistente, matriarca da família Leonel finalmente encontra a pedra preciosa

Em Lasca Fogo, a saga da família Leonel Limoeiro, de “No Rancho Fundo”, alcança um novo patamar esta semana. Zefa Leonel, a matriarca destemida interpretada por Andrea Beltrão, desbravou a Gruta Azul em busca de uma promessa que reluzia como o mais raro dos tesouros: a turmalina paraíba.

E a personagem acabou encontrando a tão almejada pedra preciosa, que vai mudar sua vida e a de seus parentes. Mas, afinal, essa turmalina existe mesmo?

Sim, ela existe. A turmalina paraíba foi descoberta na década de 80, próxima à cidade de Salgadinho, na Paraíba. Seu nome, portanto, deriva do estado onde foi vista pela primeira vez no mundo explica Felipe Martins de Oliveira, geólogo mestre em Geociências e Patrimônio Geopaleontológico pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além de símbolo de esperança e transformação para a família da ficção, a turmalina paraíba é descrita como uma gema rara e valiosa na novela.

A turmalina paraíba é rara, porque é encontrada apenas em três países: Brasil, Nigéria e Moçambique destaca Felipe, completando: Além da raridade, o motivo de a turmalina paraíba ser valiosa é o seu excepcional azul, considerado por vários estudos como único no mundo. A maior parte das jazidas brasileiras já se encontram esgotadas, havendo apenas uma mina em exploração, no Rio Grande do Norte. E as encontradas na África têm qualidade inferior. Todos esses fatores contribuem para a elevação do preço.

Em “No Rancho Fundo’’, a família, agora endinheirada, passa a morar no movimentado Grande Hotel São Petersburgo, na capital, Lapão da Beirada.

Zefa é acostumada com a vida no sertão e vai passar por um susto. Mas também vai tentar se adequar. A vida é dura para essa família, mas cheia de amor. Eles são iguais a bambu. Envergam, mas não quebram acredita Andrea.

Cenas gravadas em SP

Apesar de no Brasil a pedra ser encontrada na Paraíba e no Rio Grande do Norte, as cenas em que Zefa acha a pedra foram gravadas na Gruta dos Anjos, em Socorro (SP). A pedra foi produzida pela equipe de produção de arte, num tamanho maior e com elementos que a deixaram mais rústica.

Cor vibrante

A turmalina paraíba é uma variedade destacada por suas cores vibrantes de verde e azul, em contraste com a tonalidade escura e pouco valorizada das turmalinas convencionais.

A formação está ligada ao resfriamento lento de magmas enriquecidos em elementos como água e gás carbônico. A coloração que elas exibem decorre de altas concentrações de cobre nesse magma afirma Victor Campos, professor de Mineralogia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Valores altos

Apesar de haver apenas uma mina em exploração no Brasil, ainda é possível encontrar joias com essa pedra em joalherias. Um anel, por exemplo, custa por volta de R$ 9 mil. Um brinco chega a R$ 20 mil. Ex de Neymar, Bruna Biancardi usou um conjunto de colar e anel de turmalina paraíba no chá revelação de Mavie.

Um quilate de turmalina paraíba pode variar de algumas dezenas a centenas de milhares de dólares. O valor aumenta conforme a lapidação, que confere brilhos mais intensos explica Felipe M. de Oliveira.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.