Mato Grosso do Sul, 18 de junho de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Novo edital do Estação Juventude amplia apoio aos CEUs das Artes e Centros de Referência em todo o Brasil

Parceria entre o Ministério da Cultura e a Secretaria Nacional de Juventude selecionará 30 equipamentos culturais para fortalecer políticas públicas e transformar vidas em territórios vulneráveis

O Governo Federal, por meio de uma articulação estratégica entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), anunciou o lançamento de um novo edital do Programa Estação Juventude. A iniciativa destinará o expressivo montante de R$ 10 milhões para fomentar ações culturais, sociais e educacionais em 30 CEUs das Artes e Centros de Referência da Juventude espalhados por todas as regiões do país. O prazo para inscrição das propostas vai até o dia 25 de julho, abrindo uma oportunidade ímpar para estados e municípios ampliarem as políticas de inclusão e desenvolvimento juvenil.

O Programa Estação Juventude, que já colhe frutos em diversas localidades brasileiras, visa oferecer oportunidades concretas para adolescentes e jovens, sobretudo aqueles que vivem em áreas vulneráveis. O objetivo central é assegurar direitos, promover a emancipação e estimular a participação social, valorizando a cultura e as potencialidades locais, assim como as identidades de grupos historicamente excluídos.

Na avaliação da subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, Cecília Sá, a nova edição do programa amplia consideravelmente o impacto positivo das políticas públicas voltadas à juventude. “Estamos muito contentes com mais esta edição do Programa Estação Juventude. No ano passado, mais da metade dos projetos contemplados com o prêmio foram de iniciativas desenvolvidas nos CEUs das Artes. Este ano, esperamos que este número aumente. Iniciativas como essas oferecem uma oportunidade de ouro para que adolescentes e crianças encontrem na arte e na cultura um caminho de desenvolvimento, longe de riscos sociais”, destacou.

O público-alvo prioritário do programa são jovens entre 15 e 29 anos residentes em territórios marcados por múltiplas vulnerabilidades sociais e econômicas. A seleção está aberta para órgãos da Administração Pública Direta e Indireta dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios que sejam detentores de CEUs das Artes ou de Centros de Referência de Juventude.

A iniciativa representa um avanço significativo na promoção de políticas públicas integradas de juventude. O foco está na ampliação da inclusão social, na construção de autonomia e no fortalecimento da participação cidadã. A edição anterior do edital, realizada em 2024, contemplou 20 equipamentos culturais distribuídos pelos estados do Ceará, São Paulo, Piauí, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Tocantins, Amapá e Paraná, sendo que 13 desses eram CEUs das Artes.

Para Maria Carolina Prado Lage, coordenadora-geral de Articulação e Parcerias da Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC), o apoio financeiro anunciado viabilizará a criação de oficinas, cursos e projetos que estimulam a criatividade, promovem a educação não formal e abrem novas perspectivas de vida para jovens em situação de vulnerabilidade. “É um investimento direto no futuro desses jovens, oferecendo-lhes ferramentas para expressar sua voz, descobrir talentos e construir um senso de pertencimento e autoestima, quebrando ciclos de exclusão e impulsionando a formação de cidadãos mais conscientes e engajados”, afirmou.

Os CEUs das Artes, concebidos pelo Ministério da Cultura no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Desenvolvimento e Sustentabilidade, em parceria com prefeituras municipais, configuram-se como equipamentos fundamentais para a promoção de ações culturais, esportivas e socioassistenciais. Nesses espaços, são realizadas atividades formativas, de qualificação para o mercado de trabalho, políticas de prevenção à violência, inclusão digital e oferta de serviços de assistência social.

Durante o 3º Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude, realizado em Brasília no dia 28 de maio, o coordenador-geral de Articulação e Fomento de Programas e Projetos de Juventudes da SGPR, Bruno Barreto, destacou a relevância do Estação Juventude. “O Estação Juventude é um equipamento de referência, onde a gente vê a política para esse público alcançar os territórios, o jovem do interior, das comunidades, das áreas urbanas. E a necessidade que ele tem para que a gente consiga fazer ele acessar os seus direitos”, ressaltou.

Na ocasião, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, compartilhou relatos emocionantes sobre visitas realizadas aos municípios contemplados na primeira edição do edital, como Contagem, em Minas Gerais, e Recife, em Pernambuco. “Quando chegamos nestes locais e falamos de robótica e de curso de drone, os olhos dos meninos e meninas chegavam a brilhar. Isso numa área periférica, com muita presença de outros tipos de violência. E nós estávamos lá dentro do espaço da prefeitura fazendo cursos para começar a ter profissões para além da formação tradicional”, relatou.

Durante o seminário, o Ministério da Cultura também apresentou o Programa Territórios da Cultura, que integra os equipamentos CEUs das Artes, MovCEUs e CEUs da Cultura. A proposta está orientada pelo princípio da capilarização do acesso às políticas públicas culturais, com ênfase nos territórios periféricos, sejam urbanos ou rurais, e visa reduzir as desigualdades de acesso à infraestrutura cultural. Assim, os equipamentos atuam como elementos articuladores e qualificadores do ambiente urbano em áreas vulneráveis, promovendo o desenvolvimento territorial a partir do fortalecimento do sentimento de pertencimento e da mobilização social.

Desde 2024, o Ministério da Cultura, por meio da SEEC, tem realizado diversas ações para qualificar a gestão desses equipamentos e estreitar os laços com seus gerentes. Entre essas ações destacam-se encontros presenciais e virtuais com gestores, oferta de cursos, plantões de dúvidas e canais de comunicação permanentes. “O edital é mais uma das iniciativas que vieram para fortalecer ainda mais a Rede Territórios da Cultura, pois representa uma oportunidade de levar recursos para a formação, a produção e a fruição cultural a equipamentos culturais já existentes, especialmente em locais de vulnerabilidade social”, completou Maria Carolina Prado Lage.

Este novo investimento, que reforça o compromisso do governo federal com a juventude brasileira, promete ampliar horizontes, transformar vidas e consolidar os CEUs das Artes e os Centros de Referência da Juventude como espaços privilegiados de cidadania, cultura e desenvolvimento humano.

#CulturaParaTodos #JuventudeTransformadora #InclusãoSocial #DesenvolvimentoHumano #EstaçãoJuventude #CEUsDasArtes #ArteECidadania #PolíticasPúblicas #ParticipaçãoJuvenil #TransformaçãoSocial #InvestimentoNaJuventude #BrasilQueInspira

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.