Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 28 de março de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Número de mortes por Covid-19 é recorde em Mato Grosso do Sul pela quarta semana consecutiva

Mato Grosso do Sul registrou na semana passada, que terminou no sábado (10), 397 mortes por Covid-19. Foi o maior número de óbitos pela doença no período de uma semana desde o início da pandemia, em março de 2020.

Segundo os dados da secretaria estadual de Saúde (SES), foi a quarta semana consecutiva em que o recorde de mortes por Covid-19 é quebrado. Na semana epidemiológica número 11, em março, foram 215; na 12ª, 279; na 13ª, 347 e nesta última, a 14ª, os 397.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que mesmo com as 37 mortes confirmadas nesta segunda-feira (12), que a média móvel continua muito alta, 56,3 por dia, nos últimos 7 dias.

Ele aponta que o total de óbitos provocados pelo novo coronavírus no estado totalizou 4.907 e projetou que com a atual média móvel, o estado nesta semana deve superar a triste marca de 5 mil vidas perdidas para a Covid-19.

Enfrentamento

O secretário de Saúde adiantou que a região de Dourados recebeu um reforço na estrutura para fazer o enfrentamento a doença. Foram enviados para o município no domingo (11), kits completos para a montagem de 10 leitos de terapia intensiva (UTIs) no Hospital da Vida.

Segundo ele, a prefeitura vai se responsabilizar pela formação das equipes para manusear esses leitos e a expectativa é que as unidades estejam disponíveis para atendimento até quarta-feira (14).

O secretário diz que discute a instalação de mais 5 leitos de UTI no Hospital Evangélico. Citou, ainda em referência a macrorregião de Dourados, que fez a substituição de alguns equipamentos de UTI no hospital de Naviraí.

Resende comentou também que as camas hospitalares que estavam armazenadas no pavilhão Albano Franco em razão de uma disputa judicial, já foram encaminhadas após autorização da Justiça, aos municípios. Citou que Campo Grande e Três Lagoas, por exemplo, receberam 30 unidades cada um.

Reunião em Brasília

O secretário de Saúde disse que nesta terça tem agenda com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) no ministério da Saúde, em Brasília Na pauta do encontro, mais vacinas para o estado, especialmente para atender as regiões de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

“Muitos brasileiros vivem nesses dois países e é muito usual eles recorrerem ao Sistema Único do Brasil para fazerem suas imunizações”, comentou.

Ele disse que também vai solicitar mais kits de intubação para atender os hospitais do estado.

Outros dados da pandemia

  • Casos confirmados nesta segunda: 770
  • Casos desde o início da pandemia: 230.189
  • Casos ativos da doença: 13.670
  • Infectados em isolamento domiciliar: 12.424
  • Pacientes internados: 1.246
  • Pessoas que se recuperaram da doença: 211.612

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.