Cinco homens foram presos pela Defron (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira) nesta segunda-feira (11) na Vila Guarani, em Dourados, acusados de tráfico de drogas. O esquema era comandado pelos irmãos Eduardo Gomes, 61, e Laércio Gomes, 58. Além deles, foram presos Roberto Ariel Moringo Bernal, 28, Nolberto Sanchez Cuevas, 29, e Marcos Antonio dos Santos, 41.
A ação começou por volta de 4h da madrugada, quando policiais da especializada receberam informações de que um caminhão estaria fazendo transporte de grande carga de entorpecentes dissimulada em meio a uma carga de ração bovina.
A equipe foi até o local do suposto carregamento e seguiu no encalço dos indivíduos, acompanhando o veículo que efetuava o carregamento da ração em empresa em Dourados.
Posteriormente, o motorista do caminhão foi conduzido por outro indivíduo que dirigia um Fiat Mobi preto. O monitoramento continuou até que o caminhão foi guiado até um barracão, seguido pelo Mobi. No local, o motorista conduziu o caminhão para dentro do barracão, entrou no Mobi e seguiu para rumo ignorado. Nesse momento, o barracão foi lacrado e a equipe permaneceu em campana.
Por volta de 17h, observando três indivíduos saindo do barracão e acreditando que o carregamento de drogas estava em andamento, a equipe fez a abordagem. De imediato, um dos abordados relatou que os três haviam sido contratados para carregar a droga. A equipe então adentrou o barracão, localizado na Rua Cândido, na Vila Guarani, e encontrou o caminhão. A droga estava embaixo da carga de ração bovina.
O motorista do caminhão e o motorista do Fiat Mobi eram os irmãos Eduardo e Laércio Gomes. Eles foram presos com apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-376, no distrito de Amandina, quando tentavam fugir para São Paulo.
A maconha totalizou 3.280,4 quilos, divididos em 164 volumes. A carga é avaliada em R$ 6,5 milhões nos grandes centros. O veículo e a droga foram encaminhados à sede da Defron em Dourados. Os cinco homens foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.