Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 5 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Operação para transferência de presos membros de facção criminosa paralisa Pedro Juan Caballero

A medida faz parte de um plano de contenção para evitar que estas facções entrem em conflito entre e contra membros de um bando de origem paraguaio que domina as prisões daquele país
Mais de 800 policiais trabalharam durante a operação. Foto: Eduardo Velázquez
Mais de 800 policiais trabalharam durante a operação. Foto: Eduardo Velázquez

Vídeos mostram o momento em que viaturas da Polícia Nacional e do Exército do Paraguai pararam fronteira para a transferência dos 25 presos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital), do total, nove foram encaminhados para a Polícia Federal em Ponta Porã, distante 313 quilômetros de Campo Grande.

Na gravação é possível ver ao menos uma viatura controlando o trânsito na Avenida Internacional, via que separa Pedro Juan Caballero no Paraguai e a cidade sul-mato-grossense. O vídeo ainda mostra ao menos dez veículos entre caminhonetes e motocicletas com policiais armados atravessando a fronteira.

Ao todo, são 25 integrantes da facção e de outras facções criminosas das maiores penitenciárias do país vizinho. Por volta das 6h30 de hoje, nove presos foram retirados da Penitenciária Regional de Ponta Porã e levados em ônibus do Exército para a Polícia Federal em Ponta Porã.

Os presos são Marcos José Rezende, Wilson Fernando Lima de Souza, Ronny Von Gonçalves Silva, Enrique Fornelli, Elimar Sales de Souza, Anderson Junior Giacomini, Tiago Henrique Lima Fernandes, Eduardo Marques Mendonça e Anderson Morais Pereira.

Outros 16 integrantes de facções foram expulsos do país e retirados de outras unidades prisionais, mas não tiveram o destino informado pelas autoridades. Forte esquema de segurança foi montado para a transferências

Do presídio de Assunção foram levados Tomas Chiuleno Miamura e Paulo Maluf Pinheiro; de Itapuã foram transferidos Paulo César da Silva e Vinicius López; de Concepción, que também fica na faixa de fronteira com MS, a polícia retirou Emerson Chila Junior, Gabriel Pereira Ferreira e Mateus Ferreira Alves Feitosa.

Já de Coronel Oviedo os presos expulsos são Valdecir Prestes, Elibelton Antunez Viana, Gilmar Rivero, Adriano Benitez Lima. E do Alto Paraná são Edson Bruno Borges, Elvis Almeida de Oliveira, Fúlvio Jonathan Silveiro, Jairo Souza da Silva e Adriano Borda. De acordo com a imprensa paraguaia, a intenção do governo é entregar à polícia do Brasil todos os presos de nacionalidade brasileira procurados pelo país de origem.

Segundo o governo paraguaio, as ações são preventivas. Em Concepción, os presos foram removidos de helicóptero. Da capital paraguaia, a transferência foi feita em ônibus e os criminosos foram inicialmente levados para uma base militar, para depois serem entregues à Polícia Federal brasileira.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.