Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 2 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Pacaembu é interditado após insistência em show vetado de Roberto Carlos

Prefeitura de São Paulo justificou que a concessionária não obedeceu às determinações
O show, que marca o início da turnê “Eu Ofereço Flores”, será no Mercado Pago Hall, o subsolo da Mercado Livre Arena – Pacaembu
O show, que marca o início da turnê “Eu Ofereço Flores”, será no Mercado Pago Hall, o subsolo da Mercado Livre Arena – Pacaembu

O Estádio do Pacaembu foi interditado após a concessionária Allegra Pacaembu insistir em manter o show vetado de Roberto Carlos nesta sexta-feira, 19, às 19h, segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

A Prefeitura de São Paulo revelou que o estádio não está liberado para receber o evento por questões de segurança, já que foi reprovado em todas as três avaliações realizadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Secretaria Municipal de Urbanismo.

Conforme a vistoria, o local, que passou por reformas, não tem condições de receber as 3 mil pessoas esperadas no evento.

De acordo com a publicação, a concessionária alegou que vai recorrer da decisão por meio de um pedido de mandado de segurança na Justiça. A empresa afirmou que cumpriu as exigências para garantir a realização do show.

O Corpo de Bombeiros apontou que o estádio foi advertido por não possuir licença vigente nesta quinta-feira, 18. Segundo o relatório da Polícia Civil, outros problemas também foram constatados no local, como: obstrução nas saídas de emergência; inexistência de sinalização de rotas de fuga; escadas pressurizadas inoperantes; portas das saídas de emergência sem barras anti-pânico; sistema de detecção de incêndio inoperante; sistema de controle de fumaça com defeitos; ausência de extintores; quebra de compartimentação em alguns locais; e piso irregular por conta da obra que não foi finalizada.

Para cumprir a decisão da gestão municipal, funcionários da Subprefeitura da Sé vão colocar malotes de concreto no local para impedir a passagem do público.

A apresentação do rei estava prevista para acontecer no segundo subsolo da arena do antigo estádio, concedido para a Concessionária Allegra Pacaembu pela gestão Bruno Covas (PSDB), por 35 anos. Cerca de 3 mil pessoas eram aguardadas para o show. Segundo o Procon, esses consumidores podem pedir reembolso do ingresso à organizadora do evento (leia mais abaixo).

Na avaliação dos Bombeiros, a área não tem condições de receber o público que estava previsto para comparecer à inauguração do espaço.

“É importante salientar que a edificação onde ocorrerá o evento não possuí licença vigente do Corpo de Bombeiros. (…) Caso o evento ocorra, será em total revelia ao Corpo de Bombeiros. Ademais, conforme processo de fiscalização, a edificação foi advertida em 18 de abril por não possuir licença, conforme a lei. Sendo assim, solicito a essa secretaria adoção de medidas pertinentes a evitar a realização do evento em desacordo com a legislação”, afirmou o documento assinado pelo Coronel Comandante do Corpo de Bombeiros, Alexandre Merlin.

Em nota, a Allegra diz que, “a respeito do ofício do Corpo de Bombeiros, a concessionária informa que dará todas as respostas necessárias à corporação demonstrando que cumpre a legislação para um evento em local temporário”.

O que diz o Procon

O Procon informou, em nota, que, “seja pelas condições do local ou mesmo pelas informações conflitantes que não garantem a realização do espetáculo”, é possível ao público que pagou pelo ingresso do show pedir ressarcimento. “O pedido vale também para o caso de o show não ser realizado por qualquer motivo.”

Os especialistas do Procon-SP orientam os consumidores a entrar em contato diretamente com os promotores do evento. “Não se sentindo seguros ou não obtendo respostas, tanto sobre o evento quanto sobre a política de reembolso, podem registrar uma reclamação no site www.procon.sp.gov.br.”

Desde o início das obras, a reforma do chamado Novo Pacaembu tem sofrido com uma série de problemas e atrasos por parte da concessionária que arrematou o espaço por 35 anos.

O estádio tinha previsão de ser entregue revitalizado em outubro de 2023, mas a finalização foi sendo adiada várias vezes. A última data prometida foi para 25 de janeiro de 2024, quando aconteceria no local a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, mas, devido a um novo atraso, o evento teve o endereço alterado e ocorreu na Neo Química Arena, em Itaquera.

Em 15 de março deste ano, a concessionária Allegra assumiu que errou ao prometer que o estádio poderia receber a final da Copa São Paulo no local.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.