Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Polícia Federal e Paraguai encerram 43ª fase da Operação Nova Aliança

Este ano, em duas etapas realizadas, a Nova Aliança já evitou que mais de 1,7 mil toneladas da droga entrassem em circulação

Encerram-se nesta sexta-feira (12/4) os trabalhos conjuntos entre a Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) em mais uma fase da Nova Aliança. A ação de erradicação de plantios ilícitos de cannabis conta ainda com apoio do Ministério Público Paraguaio.

O principal objetivo desse trabalho de cooperação internacional é erradicar o ilícito antes da sua entrada no “mercado”. Isso significa um grande golpe em toda uma rede voltada para abastecimento do tráfico. Ao evitar que grandes volumes de drogas entrem em circulação, as autoridades de segurança pública barram delitos derivados do tráfico de drogas e impactam nas ações de grupos criminosos internacionais.

Para se ter uma ideia do alcance da Nova Aliança, dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – UNODC indicam que, anualmente, em média, aproximadamente 5 mil toneladas de cannabis são apreendidas no mundo, por meio de 1 milhão de operações policiais. A Nova Aliança alcança números semelhantes a cada 6 operações realizadas.

Este ano, em duas etapas realizadas, a Nova Aliança já evitou que mais de 1,7 mil toneladas da droga entrassem em circulação.

A atuação na origem gera relevante economia no que seria investido na etapa investigativa, na fase judicial, na manutenção de presídios e, por fim, no sistema de saúde pública de ambos os países. Além disso, impacta de maneira significativa na estrutura que é atualmente liderada pelas maiores facções criminosas brasileiras e usa o tráfico de drogas como fonte de capitalização para posterior financiamento de outros crimes conexos, a exemplo do tráfico internacional de armas.

Números da 43ª fase
Maconha erradicada: 822.320 kg
Sementes destruídas: 580 kg
Acampamentos Destruídos: 108

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.