Dos quase 20 mil candidatos que tiveram a chance de concluir a primeira habilitação com a prorrogação concedida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em dezembro do ano passado, apenas 5% finalizaram o processo até o momento. O restante segue com tempo para regularizar a situação até 31 de março de 2025.
Atualmente, 19 mil processos de primeira habilitação atendem aos requisitos da prorrogação, que exige a conclusão da carga horária de aulas práticas até 31 de dezembro de 2024. Desses, 14.134 mil processos são da categoria AB, seguidos por 4.475 mil na categoria B, e apenas 484 na categoria A.
Falta de interesse pode prejudicar candidatos
De acordo com a Gerência de Exames do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), o baixo índice de candidatos que finalizaram o processo preocupa, especialmente devido à queda na realização dos exames práticos em Campo Grande.
“Observamos uma queda significativa na realização dos exames práticos na primeira quinzena de fevereiro. Das 1.850 vagas disponíveis nas três primeiras semanas do mês, apenas 1.059 foram preenchidas, ou seja, 42% das vagas ficaram ociosas”, explicou Lina Zeinab, gerente de exames do Detran-MS.
A Diretoria de Habilitação (Dirhab) alerta que candidatos e Centros de Formação de Condutores (CFCs) devem estar atentos aos prazos dos exames médico e psicológico. Caso tenham validade inferior a um ano, precisarão ser refeitos, o que pode gerar mais custos e dificuldades para os condutores em potencial.
Agendamento deve ser feito pelo CFC
Para agendar o exame prático no Detran-MS, é necessário recolher uma guia no valor de R$ 132,29. O agendamento é feito exclusivamente pelo Centro de Formação de Condutores onde o candidato realizou o processo de habilitação.
A prorrogação dos prazos foi comunicada oficialmente aos Detrans de todo o Brasil no dia 27 de dezembro de 2024, às 19h29, por meio de um ofício-circular. No entanto, a medida não contempla aqueles que iniciaram o processo de primeira habilitação em 2024, mas apenas aqueles cujos processos foram abertos entre 2019 e 2023.
Com o tempo se esgotando, a expectativa é que mais candidatos busquem regularizar a situação antes do prazo final. Caso contrário, eles poderão perder a oportunidade de obter a carteira de motorista sem precisar refazer todas as etapas do processo.
#CNH #Senatran #DetranMS #Habilitação #AutoEscola #Trânsito #SegurançaNoTrânsito #CarteiraDeMotorista #MotoristaHabilitado #CNH2025 #MatoGrossoDoSul #DirigirComSegurança