Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 24 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Previsão da meteorologia é de chuva em quase todo o Brasil; Águas de março?

Março de 2024 começa com a previsão de muita chuva em diferentes estados brasileiros, com risco de transtornos

Março de 2024 começa com a previsão de muita chuva em diferentes estados brasileiros. Há risco de transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.

Sul

Na sexta-feira (1º), o Sul ainda terá áreas com chuva. Na faixa leste da região, resquícios de uma frente fria no mar podem causar pancadas de chuva, incluindo temporais e volumes em torno de 25 mm no leste catarinense e no leste paranaense.

Há risco de transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. Nas demais áreas da região, o potencial de chuva é menor e o calor será destaque.

Sudeste

Pancadas de chuva podem se espalhar pela maior parte do Sudeste nesta sexta-feira. Um centro de baixa pressão atmosférica em alto mar aumenta o risco de temporais e volumes elevados de chuva, principalmente no leste dos quatro estados.

Nas demais áreas, a chuva será menos intensa, com chance de tempo seco no oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

Centro-Oeste

Enquanto o noroeste de Mato Grosso enfrenta chuva forte e persistente (com risco de transtornos) devido a um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altitude Negativa), que é um sistema meteorológico que provoca chuva forte e localizada em áreas específicas, as demais áreas do Centro-Oeste (incluindo Goiás e sul de Mato Grosso do Sul) têm apenas chance de chuva isolada, sem volumes significativos. O calor excessivo persiste em todo o Centro-Oeste.

Nordeste

Precipitação intensa e volumosa na faixa norte devido à ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), com risco de transtornos, especialmente em Pernambuco, Paraíba e Ceará. Possibilidade de chuva em outras áreas do Nordeste, mas de forma menos intensa. Na maior parte da Bahia e de Sergipe, tempo ainda seco.

Norte

Instabilidades tropicais provocam pancadas de chuva em grande parte da região Norte, com volumes entre 10 e 50 mm. Roraima e sul do Tocantins têm menor chance de chuva.

Previsão do tempo para os próximos dias

A previsão do tempo indica chuva generalizada em grande parte do país nos próximos dias devido ao avanço de um sistema frontal pelo centro-sul, apoiado por duas áreas de baixa pressão atmosférica: uma localizada no oceano e outra entre a Argentina e o Paraguai.

Podem ser registrados volumes de chuva em torno de 50 milímetros em áreas específicas, como no Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina, partes do Paraná, leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul e leste de Minas Gerais.

Essas regiões permanecem vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra.

Na metade norte do país, a influência da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) e do VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) provocará volumes de chuva entre 40 e 100 mm nos próximos dias, abrangendo uma extensa área que se estende do Amazonas até o Rio Grande do Norte e Paraíba.

As temperaturas devem permanecer elevadas em todo o país, com máximas acima de 30°C em grande parte das regiões.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.