O vilarejo de Renascer recebe um sopro de vida nova com a chegada da professora Lu (Eli Ferreira) que promete mudanças significativas na educação local. Sua chegada não só traz um novo ânimo para a escola local, mas também para a comunidade que a acolhe de braços abertos.
A chegada que muda tudo
Recebida calorosamente pelo Padre Santo (Chico Diaz) e pelo Pastor Lívio (Breno Da Matta), Lu chega ao vilarejo com grandes expectativas para seu novo emprego. Sua qualificação superior ao que a vaga exige gera curiosidade e admiração por parte dos líderes locais, que se perguntam sobre os motivos que a trouxeram até ali.
Renascer: Professora Lu, Morena e João Pedro – Foto: Globo/ Léo Rosario
Um projeto de vida renovado
A empolgação de Lu é compartilhada por Zé Inocêncio (Marcos Palmeira), que não hesita em patrocinar a reforma da escola, fechada há muito tempo. A apresentação da nova professora à família Inocêncio e, especialmente, a João Pedro (Juan Paiva), marca o início de uma série de eventos que prometem dar novos ares para a vida do filho caçula do coronel.
Amizades e desafios
A chegada de Lu também propicia novas amizades, como a que rapidamente floresce entre ela e Morena (Ana Cecília Costa). Morena, por sua vez, não perde tempo em introduzir Lu às complexidades das relações familiares locais, especialmente a tensa relação entre João Pedro e seu pai.
Em 1993, a personagem foi interpretada por Leila Lopes. Na trama, sua chegada também deixou as pessoas intrigadas para entender o por quê a professora escolheu morar no local.
Com um passado misterioso, Lu escondeu de todos que ainda era virgem. A revelação só foi feita quando a personagem se relacionou com José Bento, na época interpretado por Tarcísio Filho.