Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Programa Terra da Gente tem primeira área destinada para assentar famílias no Paraná

Programa vai permitir a criação do projeto de assentamento Maria Rosa do Contestado, com benefício para 63 famílias de agricultores familiares
Foto: Agência Brasil/EBC
Foto: Agência Brasil/EBC

O Programa Terra da Gente tem a primeira ação concretizada no Paraná. Com a portaria de declaração de interesse público para fins de reforma agrária, 440 hectares da fazenda Capão do Cipó, imóvel da União localizado no município de Castro, foram transferidos ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a criação futura do projeto de assentamento Maria Rosa do Contestado, com capacidade estimada para 63 unidades familiares.

A portaria foi assinada no dia 24 de abril pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério de Gestão e Inovação (MGI).

Para fazer parte do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e ser beneficiado como assentado, o trabalhador rural deve participar de seleção promovida exclusivamente pelo Incra. O cadastro dos candidatos, bem como a definição das famílias a serem assentadas, são realizados por meio de editais publicados pelo Incra. Neles, constam todas as fases do processo de seleção e os critérios para escolha dos novos beneficiários.

A ação depreende de acordo entre Incra, Justiça Federal, Advocacia Geral da União (AGU), Defensoria Pública da União (DPU), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Centro de Treinamento de Pecuaristas (CTP). Nele, há a transferência total da fazenda da União (Secretaria do Patrimônio Público) ao Incra, que terá que formalizar a concessão de uso em favor do CTP.

De acordo com a Justiça Federal, em contrapartida à concessão de uso, o CTP se comprometeu continuar a desempenhar as atividades de treinamento, formação e capacitação para os pecuaristas, bem como desenvolver novos cursos e apoiar pesquisas quando demandados, especialmente na área de agroecologia. Além disso, os envolvidos se comprometeram a realizar parcerias para o pleno e efetivo aproveitamento do imóvel e das forças de trabalho.

Terra da Gente

O Governo Federal lançou neste mês de abril uma nova estratégia para ampliar e dar agilidade à reforma agrária. “O programa é uma ação do Incra que viabiliza as prateleiras de terras disponíveis no país para assentar famílias. Assim, trabalhamos na resolução de conflitos agrários com a criação de assentamentos para produção de alimentos”, diz o superintendente do Incra Paraná, Nilton Bezerra Guedes.

Cooperativa

Na área do futuro assentamento foi criada a Cooperativa dos Trabalhadores Rurais da Reforma Agrária Maria Rosa Contestado (Confran), que fortalece a produção e comercialização de forma cooperada melhorando a renda das famílias. Atualmente, a cooperativa tem 157 sócios.

A cooperativa da comunidade organiza a entrega de alimentos agroecológicos para o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) municipal de 42 escolas no município de Castro, e para o PNAE estadual em 21 escolas da região.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.