Em “Renascer”, José Inocêncio (Marcos Palmeira) vive reclamando de tantos desgostos com os filhos. E vem mais por aí…
Indignado porque João Pedro (Juan Paiva) decidiu ensinar ao povo do acampamento os segredos da produção e da colheita do cacau, o fazendeiro se queixa do caçula com José Bento (Marcello Melo Jr). Mas, para a sua surpresa, o rapaz diz que entende as razões do irmão.
“Claro que entende… Até porque você sempre foi o rei de fazer caridade com o que é dos outros! Não me espantaria nada que essa ideia brilhante tivesse sido tua!”, vocifera o patriarca.
Bento questiona: “Ainda que eles nunca tenham acesso à terra, que mal que tem eles terem o conhecimento?”.
O fazendeiro lhe dá um corte, dizendo que enquanto João Pedro brinca de professor, o cacau que os dois filhos prometeram entregar está nas roças, passando do ponto. E exige que Bento tome a dianteira da situação. Mas ele reafirma:
“Eu assino embaixo do que João Pedro está fazendo”.
É a gota d’água para Inocêncio expulsá-lo de casa mais uma vez.
“Agora o sujeito não é mais livre nem pra ter opinião?”, revolta-se Bento, que não baixa a cabeça: “E dessa vez eu levo as minhas roupas ou vou só com a do corpo?”.
Confira o resumo dos capítulos de 8 a 13 de julho
Segunda-feira (8 de julho)
Zé Bento e José Inocêncio discutem e o filho declara seu apoio a João Pedro na condução dos negócios da fazenda dele. Norberto fica confuso e pensa que viu Jacutinga. Irritado com a posição do filho, José Inocêncio expulsa Bento de casa.
Dona Patroa é obrigada a servir Egídio e Eliana na venda de Norberto. José Augusto entra em defesa do irmão e diz ao pai que ele deveria sentir orgulho de João Pedro. Bento consegue abrigo com Morena no quarto de Pitoco. Ritinha obriga que Damião durma no sofá. Chateado por não ter encontrado Jacutinga,
Norberto volta para a Vila e pede que dona Patroa suma com os pertences da mulher. Dona Patroa usa as coisas de Jacutinga e se veste como ela para Rachid. José Inocêncio leva Augusto para conhecer o Jequitibá-Rei e deixa o médico maravilhado.
Terça-feira (9 de julho)
Em Jequitibá-Rei, José Inocêncio confessa a Augusto que já sente a passagem do tempo. Teca tenta convencer Mariana a voltar para José Inocêncio. A convite de Zé Bento, Aurora, uma investidora e fazendeira do Espírito Santo, chega à fazenda e é tratada com desprezo por José Inocêncio, mas a mulher conta que deseja aprender mais sobre as técnicas de plantio de cacau.
Marçal agride Tião, mas o culpado finge que nada aconteceu quando é questionado por Augusto sobre seus ferimentos. Joana repreende Tião e pede a separação, ao saber que o marido esteve nas terras de Egídio. Rachid não aguenta ver Norberto triste e viaja a fim de encontrar Jacutinga para alegrar o amigo. Rachid pede que Dona Patroa espere por ele. José Inocêncio pergunta a Tião Galinha o nome de quem lhe deu a surra e diz que seu capetinha irá protegê-lo.
Quarta-feira (10 de julho)
Tião recusa a proposta de José Inocêncio e não revela o nome de seu agressor. José Inocêncio convida Aurora para passar alguns dias na fazenda e ela aceita o convite. Egídio faz pouco caso de Dona Patroa e debocha dela.
Deocleciano incentiva José Inocêncio a ser consultor do grupo em que Aurora trabalha, mas, para se afastar da fazenda, ele avisa aos filhos que os três terão que tomar conta dos negócios. Damião flagra uma conversa de Ritinha e Bento, o que deixa o homem apreensivo.
José Inocêncio entrega seu capetinha a Tião e pede segredo, mas Inácia não gosta de saber que o patrão se desfez de seu amuleto. Tião aproveita o capetinha e faz um pedido.
Quinta-feira (11 de julho)
José Inocêncio orienta Damião como deverá ser o trabalho durante sua ausência, e faz elogio à Zinha. Mariana se enfurece ao ficar sabendo por Inácia que José Inocêncio viajou ao Espírito Santo para encontrar Aurora.
Mariana propõe um plano a Egídio a fim de separem Sandra e João Pedro. Eliana sugere que Ritinha está com outro homem e provoca Damião. Inácia compartilha com Teca seu medo de que Mariana arme uma tocaia contra José Inocêncio.
Eliana mente para Egídio, dizendo que Marçal pode estar interessado nela. Egídio agride Marçal e ele jura se vingar do patrão. Dona Patroa confronta Egídio ao encontrar o ex-marido em sua casa.
Sexta-feira (12 de julho)
Egídio engana Dona Patroa com dinheiro e jura arrependimento de seus atos. Sandra fica desconfiada do pai e fala para a mãe não usar o dinheiro de Egídio. Egídio provoca João Pedro e leva uma surra do genro, o que era seu plano desde o início.
Sandra passa mal, e Eliana a leva ao hospital. Dona Patroa acompanha Sandra ao hospital. A bebê morre e, sentindo-se culpado, João Pedro entra em desespero. Augusto avisa ao irmão que ele não tem culpa pela morte da filha. Teca tem uma manifestação espiritual, deixando Buba, Pastor Lívio e Ritinha assustados.
Sábado (13 de julho)
Ainda em transe, Teca diz à Inácia para cuidar de João Pedro. Morena acolhe Sandra em seus braços. Eliana e Mariana ficam chocadas ao perceber a frieza de Egídio em relação a morte da neta, que ainda cogita atentar contra João Pedro.
Maria Santa aparece pela primeira vez para João Pedro e o aconselha a apoiar Sandra. Inocêncio chega à fazenda de Aurora e ela o recebe. Eliana ameaça Egídio para que ele vá ao hospital se redimir com a filha.
Mariana faz alerta a Augusto e Inácia que João Pedro corre perigo de morte. João Pedro expulsa Egídio do quarto de hospital de Sandra.