Um dos momentos cruciais e mais tristes da trama de Renascer vai acontecer no capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (2/2), logo após o Jornal Nacional. A morte de uma personagem importante e que vai mudar os rumos da narrativa.
Haverá uma passagem de tempo de seis anos. Maria Santa (Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão) estão feliz com seus três rebentos: José Augusto, José Bento e José Venâncio.
Porém, Santinha engravida novamente, mas ao contrário do parto dos demais, ela vai sofrer muito ao dar a luz ao seu quarto filho, João Pedro (Juan Paiva).
A esposa do coronelzinho sentirá fortes dores e entrará em trabalho de parto, o que fará com que o marido tenha um mau pressentimento. Ele, então, chamará Jacutinga (Juliana Paes) às pressas para ajudar a esposa.
O parto seguirá complicado e então Maria Santa pedirá para que Jacutinga que ela considera sua segunda mãe se preocupe apenas em salvar a criança. “Faiz o que fô preciso… mais me tira essa criança daí… pelo amô de Deus!”, dirá a moça.
No entanto, a personagem de Ju Paes vai avisar a José Inocêncio da grave situação. “Do jeito que tá, esse parto pode durá a vida intêra… e num sei se ela vai guentá…”, comenta a dona do bordel da cidade.
É aí que o fazendeiro toma uma atitude drástica e anuncia sua decisão: “Me salve a mãe! Quero Maria Santa viva, dona Jacutinga, que filho ela já me deu três… Quero ela viva… ela é tudo o que tenho nessa vida…”
No quarto, ainda agonizando, Maria Santa sentirá a presença de Nossa Senhora ao seu lado e conseguirá ter o seu filho. Ela, no entanto, acabará morrendo em seguida o que vai deixar José Inocêncio arrasado e com marcas profundas que vão o perseguir por toda a vida. E sem contar a grande rejeição que sentirá pelo caçula que vai ditar os rumos da novela no decorrer da segunda fase que terá início na próxima segunda (5).