Mato Grosso do Sul, 26 de abril de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Sábado de Alerta: Campo Grande enfrenta chuvas intensas e ventos fortes em 26 de abril de 2025

A previsão indica tempestades em partes da região, com máxima de 28°C e mínima de 21°C

Campo Grande amanheceu neste sábado, 26 de abril de 2025, sob alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), devido à previsão de chuvas intensas e ventos fortes que podem atingir a região ao longo do dia.

Condições Meteorológicas

O dia começou com céu predominantemente nublado e temperatura em torno de 25°C. A previsão indica tempestades em partes da região, com máxima de 28°C e mínima de 21°C. Espera-se chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 km/h.​

Alerta do INMET

O alerta amarelo está em vigor até as 9h de domingo, 27 de abril. O INMET destaca o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Recomenda-se que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.​

Contexto Climático

Este evento climático ocorre em um período em que o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS) prevê chuvas abaixo e temperaturas acima da média histórica para o trimestre de fevereiro a abril de 2025. Segundo o Cemtec/MS, as chuvas devem variar entre 400 a 500 milímetros na maior parte do estado, com exceção das regiões Leste/Nordeste e Oeste, onde a precipitação média fica entre 300 a 400 milímetros. As temperaturas médias variam entre 24°C a 26°C, com ligeira elevação na região Noroeste (26°C a 28°C). Esse cenário reflete as mudanças climáticas observadas nos últimos anos, com períodos mais longos de estiagem e ondas de calor intenso.

Recomendações

A população deve permanecer atenta às atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança durante este período de instabilidade climática.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.