Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Saiba qual alimento antienvelhecimento comer todos os dias após os 50

Este vegetal verde é uma fonte poderosa de antioxidantes, substâncias que ajudam a manter o corpo saudável por vários anos
A couve tem propriedades anti-envelhecimento - Ron Levine/Getty Images
A couve tem propriedades anti-envelhecimento - Ron Levine/Getty Images

Uma forma eficaz de reverter os problemas relacionados à idade é seguindo uma dieta com alimentos que fornecem nutrientes essenciais para o organismo, como a couve. Este vegetal é uma fonte poderosa de antioxidantes, que ajudam a manter o corpo saudável por longos anos.

A couve é conhecida por ser rica em vitamina A, C, K e B6, além de contar com minerais como cálcio, potássio, manganês e cobre.

Esses nutrientes desempenham um papel fundamental na saúde óssea e na circulação sanguínea. Além disso, os polifenóis e carotenóides presentes no vegetal ajudam a proteger o corpo contra o estresse oxidativo, reduzindo o risco de doenças crônicas.

Outro benefício importante é a proteção da saúde ocular. Isso porque a couve tem luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que ajudam a proteger os olhos dos danos causados ​​pela luz ultravioleta, reduzindo o risco de doenças oculares relacionadas à idade.

Vale citar ainda que, graças ao alto teor de fibras, a couve contribui para a saúde intestinal, prevenindo a constipação e melhorando a digestão. Como se não bastasse, o alimento é pouco calórico, tornando-se uma excelente opção para quem busca perder peso de forma saudável.

Suco detox com couve

Incorporar a couve na dieta diária pode trazer uma série de benefícios para a saúde, ajudando a manter o corpo forte e resiliente ao longo dos anos.

O suco detox pode ser uma boa pedida para consumir o vegetal logo pela manhã para iniciar o dia com a ingestão de alimentos funcionais.

A médica Bruna Baratella, pós-graduada em nutrologia, acrescenta que o ingrediente tem ações anticancerígenas. “A clorofila presente na couve pode ajudar a prevenir o câncer, especialmente os tumores de mama. É um alimento anti-inflamatório, que ajuda o corpo a funcionar melhor”, destaca.

A nutricionista Talyta Machado acrescenta que os sucos detox são maneira prática de incluir nutrientes na dieta. “Os sucos verdes são uma maneira rápida de consumir vegetais e frutas. Também podem ser uma alternativa funcional para quem não está acostumado com esses tipos de alimento”, aponta Talyta.

É possível substituir a couve nos sucos detox?

A couve pode ser subsistuída por outras folhas verdes, que possuem propriedades parecidas. Rúcula e agrião, por exemplo, podem entrar como base de sucos detox.

O ideal é que essa bebidas tenham ainda limão e uma outra fruta como ingredientes. A dulçura da segunda frutas amenizará o amargo das folhas e do limão. Abacaxi, laranja e maça são boas opções de complemento.

Receita de suco

O ideal é incluir o suco detox pela manhã para iniciar o dia com a ingestão de alimentos funcionais. Confira receita para a bebida:

  • 2 folhas grandes de couve;
  • 1 limão com casca;
  • 1 maçã grande com casca;
  • 1 pedaço médio de gengibre sem casca;
  • 400 ml de água.

Bata os ingredientes no liquidificador e sirva.

Copo de suco - Suco verde - suco de couve - Metrópoles
O suco verde pode ser feito com ingredientes variados

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.