Nova frente fria avança do Sul para o Sudeste e Centro-Oeste com formação de ciclone extratropical na costa do RS e de SC. A frente fria provoca grande aumento da nebulosidade e pancadas de chuva e pancadas de chuva em SP, RJ, parte de MG, de GO e também em MT. No fim de semana, esta frente fria deve levar chuva para o ES, norte de MG e região de Brasília.
A sexta-feira é de alerta para chuva forte e volumosa no PR. Pode chover forte em Curitiba.
Com a chuva e o vento fresco trazidos pela frente fria, o calorão diminui em grande parte de MS, em parte de GO, de MT, e SP, parte de MG e do RJ
Condições para pancadas de chuva aumentam no Norte do Brasil.
Mar agitado no Sul e ressaca entre o litoral norte gaúcho e o litoral sul de Santa Catarina.
Semana termina com pancadas de chuva no Sudeste e no Centro-Oeste (Foto: Itajubá (MG), por Alana Gabriele)
Previsão do tempo para sexta-feira – 27/09/24
Região Sul
Nesta sexta-feira, a frente fria se afasta da Região Sul, mas deixa nuvens de chuva na faixa leste de SC e do PR. No RS, ainda pode chover na Grande Porto Alegre, na região da lagoa dos Patos, na serra gaúcha e litoral norte, principalmente na madrugada e pela manhã. Não há mais previsão de temporais para nenhuma das áreas do estado gaúcho, mas em algumas áreas isoladas do litoral e da serra, a chuva pode ganhar intensidade em alguns intervalos.
Em SC, a chuva avança sobre o corredor leste catarinense, com previsão para pancadas de chuva no período da manhã na Grande Florianópolis, na região do Vale do Itajaí e no Planalto Catarinense. Venta Moderado a forte, independente de chuva.
No PR, a chuva avança sobre o centro e leste paranaense. O tempo vira na capital Curitiba, com previsão para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade no decorrer do dia e queda acentuada da temperatura. Destaque para alerta de eventuais temporais localizados no litoral e extremo nordeste paranaense, principalmente no período da manhã.
Agitação marítima aumenta sobre a costa do RS e sul de SC.
Região Sudeste
Uma frente fria avança sobre Sudeste causando chuva e queda da temperatura sobre SP, no RJ em parte de MG. No Vale do Ribeira e litoral sul paulista,as pancadas de chuva devem começar de manhã. À tarde e à noite, a chuva avança para as demais áreas do interior paulista. Destaque para condições de chuva forte e temporais localizados sobre o centro e sul do estado, com chance para eventos de granizo isolado. No litoral norte de SP e na região da Baixada Santista, o céu fica parcialmente nublado e chuva vem no decorrer da tarde, acompanhada da queda das temperaturas. Na Grande SP, amanhecer deve contar com sol e céu aberto. No decorrer da tarde, os ventos começam a inverter de direção e a entrada de umidade deve estimular maior formação de nebulosidade, com chance para chuva no final do dia.
A chuva deve avançar também entre o fim da tarde e o período da noite no centro-sul do RJ, inclusive no Grande RJ. Chance também para pancadas no período da tarde em áreas do Triângulo Mineiro. Já nas demais regiões de MG e no ES, predomínio de sol e tempo seco. A umidade relativa do ar deve seguir em níveis de atenção e alerta no interior de MG nas horas quentes.
As rajadas de vento ganham força em todo centro e leste de SP, no RJ e na costa do ES, com ventos que podem chegar a até 70 km/h.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, as áreas de instabilidade avançam sobre o sul de GO e causam chuva isolada a partir da tarde. Há risco de chuva moderada a forte. Previsão de pancadas de chuva no sudeste e centro-norte de MT. A circulação de ventos contribui para que o calor diminua em boa parte de MS, e pode chover de maneira isolada em áreas do extremo nordeste e sudoeste do estado.
Por outro lado, as temperaturas seguem elevadas e a umidade continua registrando níveis críticos no centro-norte de GO e no DF.
Região Nordeste
No Nordeste, a infiltração marítima segue estimulando a formação de nuvens de chuva sobre a costa leste, com condições para precipitação fraca e passageira de manhã e à tarde. Chuva moderada no litoral de Pernambuco.
Nas demais regiões do interior, áreas do sertão, agreste e costa norte, o predomínio segue sendo de tempo seco e temperaturas bastante elevadas.
Os índices de umidade relativa do ar seguem variando entre níveis de atenção e alerta em boa parte do interior nordestino. As rajadas de vento seguem ganhando força na costa norte, em áreas do litoral de RN e parte do litoral do CE.
Região Norte
No Norte, as instabilidades ganham força e a chuva persiste sobre o AM, em RO, no AC, Roraima e centro-sul do Pará. Chove desde cedo no AC, em RO e no sudoeste do PA.
No decorrer do dia, a chuva se espalha pelo AM. Também há previsão de pancadas localizadas no extremo norte do TO. Destaque para risco de temporais no Acre, sul e oeste do Amazonas.