Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 1 de março de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

SES realiza oficina de Plano de Contingência das Arboviroses

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Chikungunya e a Zika
A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti
A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza entre os dias 13 e 20 de novembro a web aula “Oficina de Plano de Contingência das Arboviroses”, por meio da Plataforma Telessaúde MS. A transmissão tem início às 14 horas nos dias 13, 14, 16 e 17 de novembro e no dia 20 de novembro, às 9 horas.

Visando o fortalecimento das estratégias de prevenção e controle das Arboviroses – Dengue, Chikungunya e Zika em Mato Grosso do Sul, a oficina ocorrerá de forma intersetorial, com representantes da Vigilância Epidemiológica, Controle Vetorial, Atenção Primária e Hospitalar dos 79 municípios do estado.

A oficina será ministrada por Camila Ribeiro e Rafaela Ferreira da CGARB (Coordenação-Geral de Vigilância das Arboviroses) do Ministério da Saúde e tem como público-alvo profissionais representantes da vigilância em saúde, controle de vetores e atenção primária em saúde dos municípios, conforme região de saúde. Confira:

  • Segunda-feira, 13/11 – Aquidauana e Campo Grande;
  • Terça-feira, 14/11 – Jardim, Coxim, Corumbá e Dourados;
  • Quinta-feira, 16/11 – Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã;
  • Sexta-feira, 17/11 – Três Lagoas e Paranaíba; e
  • Segunda-feira, 20/11 – Todos os municípios.

O acesso à web aula pode ser feito através do link: https://participe.saude.ms.gov.br/forms/

Arboviroses

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Chikungunya e a Zika.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeira.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.