Mato Grosso do Sul, 19 de abril de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Temporal castiga Mato Grosso do Sul: Ruas alagadas, casas invadidas e moradores ilhados em Campo Grande e interior

Chuvas intensas durante a sexta e o sábado causam transtornos em diversos bairros da capital e em cidades do interior, com rios transbordando e alerta de emergência
Ponte Velha, que liga Guia Lopes a Jardim
Ponte Velha, que liga Guia Lopes a Jardim

A madrugada deste sábado, 19 de abril, foi de pânico, prejuízos e muita água para os moradores de Campo Grande e diversas cidades do Mato Grosso do Sul. Um temporal intenso atingiu a capital e grande parte do estado, deixando ruas completamente alagadas, casas invadidas pela enxurrada, bairros inteiros sem energia elétrica e até municípios do interior em situação de emergência por causa do transbordamento de rios.

A chuva não deu trégua desde a tarde de sexta-feira (18), acumulando em Campo Grande um volume impressionante de 241 milímetros em apenas 24 horas, número que ultrapassa em mais do que o dobro a média esperada para todo o mês de abril, que era de 81 mm. O cenário é de caos e preocupação, com moradores tentando salvar móveis, documentos e o pouco que sobrou depois do alagamento.

No Jardim Santo Antônio, o que se viu foi um verdadeiro rio tomando conta da Avenida Capibaribe. Um funcionário apareceu empurrando o carro com água até os joelhos, numa cena que virou símbolo do que está acontecendo na cidade. Já na Rua Cartorina Rodrigues da Luz, moradores colocaram os próprios carros para bloquear a via e impedir que motoristas desavisados fossem levados pela correnteza ou caíssem em buracos encobertos.

Na Vila Popular, a situação foi ainda mais crítica. Casas da Avenida José Barbosa Rodrigues foram tomadas pela água. Giovanna, moradora da região, mostrou o quintal transformado em lago. “Acordamos com a água já entrando pela cozinha, não deu tempo de tirar nada”, contou.

A Defesa Civil emitiu alerta laranja para todo o estado, com previsão de mais chuvas entre 30 e 100 milímetros por dia, ventos que podem chegar a 100 km/h e risco alto de descargas elétricas, alagamentos, queda de árvores e cortes no fornecimento de energia. E, de fato, em bairros como Los Angeles, Guanandi, Lageado e Rita Vieira, moradores passaram a madrugada no escuro, com postes tombados e fiações no chão.

Mas o problema não ficou só na capital. Municípios do interior também foram duramente castigados. O Rio Miranda transbordou e provocou alagamentos no município de Guia Lopes da Laguna, onde moradores ribeirinhos tiveram que deixar suas casas às pressas. A força das águas invadiu ruas e comprometeu pontes de acesso, deixando áreas isoladas. Cidades vizinhas banhadas pelo mesmo rio também enfrentaram transtornos parecidos, com inundações atingindo bairros inteiros, bloqueando estradas vicinais e prejudicando o tráfego local.

Nas estradas que cortam a região do Rio Miranda, o tráfego também ficou comprometido. Trechos ficaram submersos ou com erosões em pontos críticos, dificultando o trabalho das equipes de socorro e o transporte de moradores em situação de risco. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão monitorando as áreas mais afetadas e orientam a população a não tentar atravessar áreas alagadas.

As autoridades reforçam os cuidados em dias de chuvas fortes: evitar áreas de risco, não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar perto de torres de transmissão ou placas de propaganda e desligar a energia elétrica da casa nos locais mais afetados. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Ainda há previsão de mais pancadas de chuva durante o fim de semana. A situação segue sendo monitorada pelas equipes municipais e estaduais, que correm contra o tempo para dar suporte às famílias atingidas e evitar que o pior aconteça.

#TemporalMS #ChuvaEmCampoGrande #AlagamentosMS #RiosTransbordando #DefesaCivil #EmergênciaMS #TemporalNoInterior #ChuvaForte #EnchenteMatoGrossoDoSul #CampoGrandeDebaixoDAgua #PrejuízoNaChuva #FimDeSemanaChuvoso

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.