Em Terra e Paixão, Irene (Glória Pires) segue com seus planos de tirar qualquer inimigo que entrar em seu caminho. Nos próximos capítulos da trama, no entanto, a vida da vilã irá virar do avesso após ela entrar na mira da polícia.
De acordo com o portal Resumo das Novelas, o delegado Marino (Leandro Lima) concluirá que Irene foi a responsável pelo assassinato de Nice (Alexandra Richter), bem como o atentado sofrido por Agatha (Eliane Giardini) assim que ela chegou em Nova Primavera.
Antes da descoberta, Irene terá conseguido aplicar o esperado golpe em Aline (Bárbara Reis). Ela usará Vinicius (Paulo Rocha) para conseguir os diamantes escondidos na terra da protagonista.
O geólogo fará a mocinha assinar uma papelada para firmar uma sociedade para explorar a área. Acontece que Aline assinará o papel sem saber que no meio da documentação existia uma procuração que autorizava a venda de sua fazenda.
“Agora você sabe o que fazer, Vinícius. Com a procuração de compra e venda assinada por aquela mulher, trate de passar as terras dela pro meu nome!”, exigirá Irene. O momento favorável para a vilã não irá durar muito, já que ela entrará na mira da polícia logo em seguida, tendo seus crimes descobertos por Marino.
Capítulo 115 – segunda, 18 de setembro
Marino ameaça dar voz de prisão a Antônio. Jonatas agradece Agatha por ter salvado sua vida. Marino promete a Antônio que encontrará a pessoa responsável pela morte de Daniel.
Hélio revela a Petra que está gostando dela. Anely troca de lugar com Nice na noite de amor com Tadeu, sem que o marido de Gladys perceba. Serjão discute com Andrade. Aline confronta Vinícius sobre a proposta de sociedade na exploração de suas terras.
Capítulo 116 – terça, 19 de setembro
Vinícius avisa a Irene que Aline não aceitou a proposta. Gladys dá conselhos a Andrade. Tadeu conta a Enzo sobre a noite que teve com Anely, sem saber que era com Nice. Miguel incentiva Aline a fechar sociedade com Vinícius. Dalva foge do Hospital. Antônio convida Franco para jantar em sua casa.
Anely conta a Luigi sobre o acordo que fez com Nice. Lucinda flagra Marino visitando o bebê de Graça e estranha. Rodrigo comunica a Caio e a Aline que não encontrou nenhuma restrição ao nome ou ao CPF de Vinícius. Caio aconselha Aline a aceitar a sociedade com Vinícius.
Capítulo 117 – quarta, 20 de setembro
Aline promete a Caio que pensará sobre a sociedade com Vinícius. Agatha promete a Jonatas que devolverá o dinheiro que Gentil lhe deu. Jonatas perdoa Agatha. Jonatas conta a Caio e Agatha que Dalva morreu. Irene não gosta de ver Hélio com Petra.
Irene disfarça quando Luigi pergunta sobre a tragédia que Petra teria cometido no passado. Agatha estranha ao ver Petra e Hélio juntos. Agatha convence Aline a aceitar a sociedade com Vinícius. Franco apresenta Yandara ao seu pai. Jurecê prevê que Yandara corre perigo.
Capítulo 118 – quinta, 21 de setembro
Jurecê pede ajuda a Caio para tirar Yandara da casa de Antônio. Jurecê deixa Yandara envergonhada ao entrar na casa de Antônio avisando que foi buscar a neta porque algo de ruim vai acontecer lá. Flor deixa claro a Ademir que não mudará seu jeito de ser só porque casou com ele.
Tadeu teme que a previsão de Jurecê aconteça. Petra acha que Rodolfo, pai de Franco, é o homem que abusou dela no passado. Petra manuseia uma arma de Antônio e atira na direção de Rodolfo. Caio acorda assustado dizendo que sonhou com um tiro.
Capítulo 119 – sexta, 22 de setembro
Angelina diz a Caio que Petra estava instável e acabou atirando sem querer no pé de Hélio. Marino diz a Lucinda que ele não merece o amor da gerente da cooperativa, por conta dos erros que cometeu.
Ademir pede a Agatha para cuidar de Rosa enquanto ele vai atrás da Flor. Hélio sustenta a história de Antônio e conta a Marino que o tiro foi um acidente, e que a arma disparou sem querer, por ele mesmo. Petra pede desculpas a Hélio. Aline aceita ser sócia de Vinícius.
Capítulo 120 – sábado, 23 de setembro
Caio deixa claro para Vinícius que lerá a proposta da sociedade antes de Aline assinar. Marino diz a Graça que pensa em deixar Nova Primavera. Hélio aconselha Luigi a cuidar melhor de Petra. Vinícius avisa a Irene que Aline aceitou a sociedade. Antônio revela a Agatha que a ama e que não pode deixá-la ir embora da cidade.
Jonatas demonstra a Aline que desconfia de Vinícius. Franco avisa a Yandara que Jurecê fez bem em tirá-la da casa de Antônio. Yandara comunica a Franco que resolveu se casar com Rudá. Luigi avisa a Anely que eles não podem mais se ver. Irene flagra Agatha saindo do carro de Antônio. Ramiro salva Agatha de ser atropelada por Irene.