Finalmente? Sim! Caio (Cauã Reymond) passou muitos capítulos sem acreditar em todas as maldades que seu pai, o poderoso Antônio La Selva (Tony Ramos), fez e ainda faz. Porém, na reta final de “Terra e Paixão”, o galã vai acordar e abrir os olhos para o perigo que ele representa, principalmente agora que ele está com dois filhos sendo gerados na barriga de sua amada, Aline ‘da Terra Vermelha’ (Barbara Reis).
Na investigação que Marino (Leandro Lima), a peça fundamental vai ser o depoimento do filho primogênito. O gatilho? O sequestro que o vilão terá feito e levado Aline para longe de Nova Primavera. Com isto, Caio recebe a benção de Jurecê (Daniel Munduruku) para tomar coragem e ir até a delegacia:
“Agora eu preciso ter coragem pra fazer uma coisa que eu tinha que ter feito há muito tempo. Eu tenho que denunciar meu pai. Tenho que ir fundo nas sujeiras que eu sei sobre ele”.
O sequestro tem como fundamente algo cruel: o sumiço dos bebês para que ninguém saiba que eles têm o sangue La Selva. Com isto, Marino recebe a queixa de Caio e dá uma grande notícia para que ele saiba da importância da atitude dele:
“Há uma grande chance de essa prisão acontecer. Já que você testemunhou o que ele fez”, avisará”.
O Depoimento
Caio vai garantir que Antônio mandou matar Samuel (Ítalo Martins) e também vai dizer com todas as letras que foi Ramiro (Amaury Lorenzo) que atirou:
“Eu, Caio La Selva, digo com todas as letras. Foi o Ramiro quem atirou no Samuel! E ele atirou a mando do meu pai, Antônio La Selva!”.
Ramiro será também vítima de Antônio. Ele terá uma crise de consciência e salva Aline e os dois bebês, porém levará uma surra de todos os outros capangas a mando do fazendeiro. Depois de recuperado, o namorado oficial de Kelvin (Diego Martins) vai dar sua versão e entregar de bandeja a cabeça do patrão, que segundo as informações, será mandado para uma prisão de segurança máxima.

Resumo do capítulo de hoje, quinta (14/12)
Segundo a sinopse da Globo: Irene aconselha Antônio a tentar sabotar a herança dos filhos de Aline por vias legais. Kelvin confessa a Ramiro que teme ser suspeito da morte de Agatha.
Dirceu avisa a Irene que está chegando a Nova Primavera. Antônio fica irritado ao saber por Silvério que os filhos de Aline serão legalmente seus herdeiros, e resolve fazer uma proposta à professora.
Petra conta a Luigi que pensa em sair da cidade para ser voluntária em alguma ação social. Petra tem uma lembrança com Dirceu durante um sonho. Andrade sofre e pede ajuda a Gladys. Dirceu entra no quarto de Petra.