Os próximos capítulos de Terra e Paixão prometem uma reviravolta inesperada. Tudo começa quando Caio (Cauã Reymond) decidir fazer a exumação do corpo de Agatha (Bianca Bin). Porém, ele será surpreendido ao descobrir que o túmulo de sua mãe está vazio.
Movendo uma ação contra Antônio (Tony Ramos), seu pai, o advogado de Caio orientará o cliente a exumar o corpo da mãe, para colher o DNA dela e comprovar, perante à Justiça, que ele é realmente filho de Agatha. Ele chegará a procurar o médico que cuidou da falecida, mas ele o desaconselhará a seguir com isso.
No processo, então, ele será surpreendido ao descobrir que o túmulo de Agatha está vazio. Ele também fica em choque ao não encontrar o atestado de óbito da mãe. Diante da situação, Caio procurará o delegado Marino (Leandro Lima) e exigirá que ele desvende esse mistério.
O delegado descobrirá que Agatha se envolveu com um médico que está desaparecido. Em conversa com Angelina (Inez Viana), Marino ficará sabendo que a mãe de Caio não era muito “confiável” e que ela pode ter um cúmplice para fugir. Com isso, a teoria de que a ex-mulher de Antônio está viva ganha força.
Será que o retorno da 1ª esposa de Antônio (Tony Ramos) é a grande virada que o Walcyr Carrasco pensou para a novela?
Como muita coisa da trama gira em torno da herança e do sucessor de Antonio La Selva (Tony Ramos) e a morte misteriosa da mãe de Caio (Cauã Reymond), Agatha (Bianca Bin) que teria falecido durante o parto do filho, o retorno dela para a trama não seria nenhuma surpresa tão grande e daria um combustível ainda maior para a trama.
Caso Agatha continue entre nós, sabe-se que Antonio La Selva foi muito apaixonado por ela e a relação com Irene (Gloria Pires) poderia ficar estremecida, ainda mais com o fato dela só estar mais preocupada com o patrimônio e o bem-estar dos filhos que qualquer outra coisa.