Em Terra e Paixão, Antônio (Tony Ramos) armará mais um plano para dar um fim em Aline (Barbara Reis). De olho nas terras da professora, ele contará com a ajuda de Ramiro (Amaury Lorenzo) e pagará um homem para abrir fogo e matar a protagonista.
Durante uma festa no Naitendei, Aline estará aproveitando a noite, quando entrará na mira do matador. De olho em tudo, na hora que o homem puxar o gatilho da arma, Jonatas (Paulo Lessa) se atirará na frente da amiga e será alvejado no lugar dela.
Em estado grave
Em estado grave no hospital, Jonatas receberá a visita de Gentil (Flavio Bauraqui), seu pai. O homem descobrirá que o estado do filho é bem delicado e que ele corre o risco de ficar paraplégico permanentemente. O mais velho ficará completamente abalado.
Com ódio por tudo o que está acontecendo, Gentil prometerá se vingar contra Antônio. Além disso, com ‘sangue nos olhos’, o homem irá atrás de Aline e oferecerá uma arma para a mocinha conseguir dar um jeito no fazendeiro, mas ela negará.
Gentil (Flavio Bauraqui) nunca teve muita paciência para os absurdos cometidos por Antônio (Tony Ramos) em Terra e Paixão, mas até agora ele não tomou medidas drásticas para impedir o avanço do fazendeiro. Tudo deve mudar nos próximos capítulos, e motivo não poderia ser outro além de Jonatas (Paulo Lessa), que simplesmente fica entre a vida e a morte após ser baleado por um assassino contratado pelo patriarca da família La Selva.
O desespero toma conta de Gentil, principalmente quando ele fica sabendo sobre a possibilidade de Jonatas não resistir à cirurgia. Felizmente, a operação de várias horas garante a sobrevivência do produtor rural, mas a equipe médica faz questão de emitir um alerta pertinente: Jonatas pode nunca mais voltar a andar após o atentado.
A partir desta fase, nada poderá impedir Gentil de tomar suas próprias decisões contra o inimigo, e ele até tenta espelhar seu ódio em Aline (Bárbara Reis), a quem oferece uma arma para se defender dos ataques cada vez mais constantes de Antônio. No entanto, a produtora rural prefere recusar o presente e seguir com sua própria intuição, oferecendo-se para cuidar das terras que, anteriormente, eram comandadas por Jonatas.
Enquanto isso, Gentil pensa em uma forma de obter alguma vantagem e ainda jura a si mesmo que não vai deixar escapar a chance de acabar com a alegria de Antônio. Até o final do folhetim, a meta do veterano deve se concretizar, mas é impossível prever se ele estará vivo para assistir à queda do fazendeiro.