É o fim da linha para Irene (Gloria Pires)! A semana de Terra e Paixão será repleta de derrotas para a madame La Selva, que será flagrada na cama com o amante e ainda verá Antônio (Tony Ramos) noivar com Agatha (Eliane Giardini). Enquanto isso, Vinicius (Paulo Rocha) vai ser dado como morto após levar um tiro, mas, graças a Jurecê (Daniel Munduruku), sobrevive à vingança arquitetada pelo manda-chuva de Nova Primavera.
‘Morte e ressurreição’ de Vinicius
É claro que Antônio não iria engolir a seco o flagra que dará em Irene e Vinicius na cama. O fazendeiro promove uma caçada ao geólogo e, ao encontrá-lo, atira à queima roupa e ordena que o corpo dele seja jogado no rio depois que seus capangas afirmarem que ele está mesmo morto.
No entanto, Vinicius é encontrado vivo por Jurecê e recebe os primeiros socorros na aldeia.
Noivado
Guerra instaurada na mansão La Selva: Antônio exige divórcio, mas Irene refuta qualquer possibilidade de separação e tampouco aceita deixar a casa. A vingança dele, então, é pedir Agatha em casamento e preparar um jantar de noivado para fazer o anúncio em frente à cidade inteira.
Humilhação de Irene
Antônio faz questão que o jantar de noivado seja na mansão e convida Irene mas sem avisá-la o que seria anunciado no evento. Os convidados ficam chocados ao verem Agatha ser anunciada como noiva de Antônio na frente da rival.
“Que cena patética, Antônio! Você deve estar mesmo desesperado pra mostrar publicamente como é macho… Mas não é nada! O doutor Antônio La Selva… Doutor das candongas! Doutor porcaria nenhuma!”, discursa a madrasta de Caio.
“Vejam só como ele se rebaixou e exibiu toda a sua insignificância! Mas não é mesmo? Depois de traído pela esposa… O doutor matou o meu amante, acreditando que isso iria apagar a vergonha eterna de marido enganado…”, acrescenta, Irene, antes de se voltar para Agatha.
“E como se não bastasse, ele traz para casa a própria amante… A teúda e manteúda… Também conhecida como ‘a falsa falecida’… Que um dia foi sua esposa, mas que também o traiu no passado… Lembra disso, Antônio?”, dispara a vilã.
A sequência mostra a amante de Vinícius se dirigindo aos convidados. “Um belo enredo, vocês não acham? Dessa vez, Antônio, você se superou… Mas aguarde! Porque essa mulher aí, essa naja venenosa que está ao seu lado, vai te destruir. E eu vou estar aplaudindo quando isso acontecer”, prevê a dondoca.
Antes de ir embora, Irene ainda joga uma taça de vinho no vestido de Agatha. Em seguida, ela entra no carro e sai às pressas, chorando, assim como Daniel fez quando descobriu que a mãe foi prostituta.
Luigi também fará o mesmo, pegando o carro e indo atrás da sogra a fim de evitar uma tragédia. “Questa história io já vi antes. Por Dio, Irene! Para questo carro!”, reage o italiano.
A mãe de Petra segue pela estrada, desesperada, e se recorda dos momentos ao lado do filho morto. De repente, a vilã desvia de um caminhão, perde o controle do veículo e bate em uma árvore. Luigi corre para vê-la.
“Você se lembrou do acidente com o meu Daniel, não é? Eu sei! Quando eu estava dirigindo, era só nele que eu pensava. Em como ele ficou desesperado naquela noite, da mesma maneira que eu fiquei hoje”, dirá, Irene.