A morte de Agatha (Eliane Giardini) continua a movimentar a trama de Terra e Paixão. Após saber que Gentil (Flavio Bauraqui) foi preso, Petra (Debora Ozório) retorna à mansão dos La Selva e surpreende Irene (Gloria Pires):
“Ah, que bom que você voltou pra casa, Petra! Eu sabia que você ia pensar melhor e ia perceber que estava fazendo uma grande besteira…”, fala.
A caçula dos La Selva diz que não irá voltar mais a morar com os pais e cita a prisão de Gentil. Desconfiada, a agrônoma coloca a mãe contra a parede e diz que ele não pode pagar por um crime que não cometeu.
“Mãe, olha pra mim: você não pode deixar que o seu Gentil pague por um crime que ele não cometeu! Foi você! Eu sei que foi você que atirou na Agatha!
Ramiro entrega Antônio, Gentil é preso e Irene enxotada da mansão marcam a semana
Nos momentos finais de Terra e Paixão, Antônio La Selva (Tony Ramos) e Irene (Gloria Pires) vão passar por maus bocados. Depois de mandar um matador atirar em Lucinda (Débora Falabella) para se vingar de Marino (Leandro Lima), o fazendeiro vai se ver na mira da polícia e tudo graças à denúncia de Ramiro (Amaury Lorenzo).
Inconformado com o tiro que Lucinda levou e rezando para que a mulher sobreviva ao atentado, Marino só tem uma coisa em mente: colocar Antônio La Selva atrás das grades por todos os crimes que cometeu. Para isso, o delegado visita Ramiro e faz uma proposta a ele:
“Eu preciso que você deponha sobre todos os crimes que sabe que o Antônio cometeu ou mandou cometer… […] Eu vim aqui oferecer uma delação premiada. Nós temos que colocar Antônio La Selva na cadeia!”
Kelvin (Diego Martins) pergunta o que isso que dizer e Marino explica:
“É algo semelhante com delação premiada. Só que a colaboração é mais completa. Trata-se um acordo, em que o colaborador apresenta informações e provas, que ajudam a polícia a esclarecer um crime e identificar outros criminosos envolvidos.”
Marino afirma que, um dia, Ramiro vai acabar preso por ter colaborado com os crimes de Antônio. Mas deixa claro sobre as vantagens do acordo: “Em troca da colaboração, o Ramiro terá benefícios. O advogado pode negociar as condições da prisão.”
Depois de um tempo, e de muita conversa com Kelvin, Ramiro vai até a delegacia e avisa ao delegado:
“Eu aceito contar todos os podres do patrão. Eu sei tudo o que dr. Antônio já fez de ruindade… E vou contar tudinho pro delegado..”
Gentil vai para a prisão
Sai o resultado da balística da arma encontrada na casa do Gentil. Marino pergunta qual foi a conclusão e Silva diz:
“Positivo! A arma que estava com ele confere com os projéteis encontrados no corpo da Agatha. Aquela é mesmo a arma do crime!”
O policial diz que não tem para onde fugir: eles terão que prender Gentil. E não tem jeito mesmo! Silva vai até a casa do pai do Jonatas (Paulo Lessa) e anuncia para ele:
“Bom dia, seu Gentil. O exame da perícia confirmou que a arma achada na sua casa foi utilizada na morte da Agatha. Foi dela que saíram as balas do crime. Eu… sinto muito, mas o senhor está preso.”
“Não, vocês não podem me levar. Isso é uma injustiça muito grande. […] Vocês podem me prender, mas vão estar cometendo uma injustiça… Eu não matei a Agatha!”, revolta-se Gentil.
Sem saída, Marino executa a prisão de seu Gentil.
Antônio expulsa Irene de casa
Despois de desconfiar que o pai foi o mandante do tiro que acertou Lucinda, Petra sai de casa decidida a comprovar os podres que a sua família esconde. Para isso, a agrônoma vai até o bar para conversar com Ramiro.
“Eu quero que você me conte tudo o que sabe sobre a minha mãe e o assassinato da Agatha. Eu tava lá e vi você e ela diante do corpo da Agatha, logo depois dos tiros. A minha mãe disse que foi você que atirou. Isso é verdade?”
Kelvin se intromete e diz a Petra: “Acontece que não foi o Ramiro que atirou na Agatha, Petra. Quem tem que pagar por esse crime não é ele, não! É a sua mãe! Aliás, ela tem uma pilha assim, ó de crimes pra pagar!”
Ramiro pede para Kelvin não falar nada, mas ele acaba abrindo o jogo: “Se você não sabe, meu bem, foi a sua mãe que mantou matar o Caio e acabou matando o Daniel!”. Kelvinho continua contando sobre outros crimes da mãe, incluindo o assassinato de Sidney. Petra fica chocada e corre para contar o que descobriu a Caio.
Os dois irmãos vão até a fazenda e falam tudo o que sabem para Antônio, e Irene escuta tudo, apavorada.
“Agora eu sei a verdade que você sempre escondeu, Irene! A culpada pela morte do Daniel é você! Você queria me matar, mas acabou matando o meu irmão!”.
Caio também fala sobre os outros crimes de Irene, incluindo, o tiro dado em Ademir (Charles Fricks), a morte de Sidney e os tiros dados em Agatha (Eliane Giardini). Depois, a sós com a mulher, Antônio decide:
“Eu nunca vou conseguir te perdoar. E acho que você também não… Eu sei que não. Eu nem sei como é que você conseguiu continuar vivendo, depois da tragédia que provocou. Agora sai daqui. Eu nunca mais quero te ver na minha frente. Nunca mais!”