Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 16 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Teste de sangue pode detectar risco de morte por insuficiência cardíaca

É a conclusão de um estudo da Universidade de Oxford

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriu que um simples teste de sangue pode ajudar a identificar pessoas com risco mais imediato de morrer por insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca é uma doença grave e crônica que ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo. Ela pode ser causada por diversos fatores, como doenças coronárias, diabetes e hipertensão.

O estudo, publicado no European Journal of Heart Failure, revelou que pacientes com níveis mais altos de uma proteína específica, chamada neuropeptídeo Y (NPY), têm maior probabilidade de morrer por complicações cardíacas.

O NPY é um químico que regula a atividade cerebral e a digestão. O coração libera essa proteína quando estamos estressados, o que pode fazer com que ele trabalhe mais do que o necessário.

Os pesquisadores analisaram mais de 800 adultos em diferentes fases da insuficiência cardíaca e descobriram que um terço dos participantes tinha níveis mais elevados de NPY.

Esse grupo apresentou um risco 50% maior de morrer durante o período de acompanhamento de três anos devido a complicações cardíacas, em comparação com pessoas com níveis mais baixos de NPY.

A descoberta pode ajudar a identificar pacientes com alto risco de morte por insuficiência cardíaca e permitir que os médicos intervenham precocemente para prevenir o pior.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.