A julgar pela primeira pesquisa de intenção de votos para a Presidência dos Estados Unidos, o atentado a tiros contra o ex-presidente Donald Trump, candidato novamente nas eleições de 2024, não deve grandes impactos. Levantamento Ipsos/Reuters divulgada nesta terça-feira (16) indica empate entre os dois candidatos, dentro da margem de erro.
A pesquisa entrevistou 1.202 pessoas, todas adultas, entre elas 992 eleitores registrados. O levantamento foi feito entre os dias 14 e 16 de julho, ou sejam após o atentado a tiros que feriu Donald Trump durante um comício na Pensilvânia. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Confira os números:
- Donald Trump: 43%
- Joe Biden: 41%
Vale lembrar que as regras das eleições dos Estados Unidos são diferentes do pleito realizado no Brasil. Dessa forma, importam menos os votos totais, já que a eleição se dá de forma indireta, por meio de delegados, e os Estados mais populosos elegem um número maior de representantes que os menos populosos.
Trump cresceu mais
Na comparação com a última pesquisa realizada pelo mesmo instituto, Trump cresceu mais que seu adversário. O levantamento, feito entre 1º e 2 de julho apontava um empate, com cada candidato com 40% das intenções de voto. Ou seja, o candidato Republicano subiu três pontos, ainda dentro da margem de erro, e o Democrata, um ponto para cima.
Eleitores preocupados com violência
O levantamento Ipsos/Reuters ainda questionou os eleitores sobre suas preocupações com a violência política após o atentado que feriu Donald Trump no último sábado (13). Conforme o resultado, 84% dos eleitores norte-americanos disseram estar preocupados com a ocorrência de atos de violência após as eleições.
Outros 5% disseram ser aceitável que alguém cometa violência para atingir seus objetivos políticos.