Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 24 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Vítima da covid-19, morre em Corumbá o bispo emérito Dom Martinez Alvarez

O bispo emérito, Dom Martinez Alvarez, de 78 anos, não resistiu às complicações da covid-19 e faleceu no começo da tarde desta quarta-feira, 21 de abril.

Ele estava internado desde 28 de março no Hospital da Cassems. A princípio, suspeitava-se de dengue, mas depois o diagnóstico confirmou que ele havia contraído o coronavírus. No dia 06 de abril, o religioso foi para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e depois intubado.

Na terça-feira (20), ele iria passar por uma cirurgia de traqueostomia, mas como o quadro de saúde se agravou ainda mais, o procedimento não foi feito.

A comunidade salesiana ainda não se pronunciou sobre velório e sepultamento.

Dom Segismundo Martinez Alvarez foi bispo da Diocese de Corumbá por 13 anos e renunciou em 2018 por ter completado 75 anos, quando a renúncia é obrigatória.

Dom Martinez deixa legado 

Um homem sereno e que deixa o legado da vivência profunda da fé. Foi assim que Dom João Aparecido Bergamasco, bispo da Diocese de Santa Cruz, que abrange as cidades de Corumbá e Ladário, se manifestou  sobre o bispo emérito Dom Martinez Alvarez.

“Ele foi um bispo salesiano que esteve à frente da diocese durante anos. Depois que terminou a sua missão, renunciando, pela idade, permaneceu conosco. Era um homem que tinha a vivência profunda da fé. Uma pessoa que sempre deu um testemunho de vida e deixa um grande sinal de Deus em nosso meio, pela sua missão de bispo”, disse.

Dom João Bergamasco ainda lembrou que Dom Martinez também foi diretor da escola salesiana Santa Teresa, uma das unidades de ensino mais antigas da cidade. “Contribuiu muito para a educação da nossa cidade. Como padre, bispo, é uma pessoa que deixou uma marca profunda na vida, pela sua maneira simples, conselheira, com palavras de incentivo e conforto”, completou Dom João.

Segunda perda

É a segunda perda de religioso da comunidade católica da região para a covid-19. No dia 10 de janeiro deste ano, o padre Pascoal Forin, também morreu por complicações da doença, aos 84 anos. Ele ficou internado na UTI da Santa Casa de Corumbá e depois foi transferido para Campo Grande, onde faleceu.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.