Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 2 de março de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Voltando em Paz: Sétimo avião vindo de Israel pousa no RJ com 69 passageiros e 9 pets

Desde o início da Operação Voltando em Paz, organizada pelo governo federal a partir de 10 de outubro, o país totaliza mais de mil cidadãos e cerca de 35 pets resgatados
Foto: Lucas Garcia/Ato Press
Foto: Lucas Garcia/Ato Press

O sétimo avião da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo KC-390, usado para a repatriação de brasileiros que estavam Israel pousou no Rio de Janeiro por volta das 11h deste sábado (21/10). A aeronave pousou primeiro em Recife, no início da manhã, para depois seguir para a Base Aérea do Galeão.

O avião transportou 69 passageiros, incluindo três bolivianos, além de 9 animais de estimação. Desde o início da Operação Voltando em Paz, organizada pelo governo federal a partir de 10 de outubro, o país totaliza mais de mil cidadãos e cerca de 35 pets resgatados.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, no início dessa semana, que outros países da América do Sul pediram ajuda ao Brasil para repatriar cidadãos que estão em Israel e na Faixa de Gaza. A expectativa é a de que mais estrangeiros sejam transportados nos próximos voos, tendo em vista que a lista de brasileiros que solicitaram repatriação ficou menor.

Além dos brasileiros que estão em Israel, o governo aguarda a liberação da fronteira com o Egito para resgatar um grupo de cerca de 30 pessoas que estão em Rafah e Khan Yunis, cidades do sul de Gaza. O Brasil também enviou ajuda humanitária à Faixa de Gaza, composta por 40 purificadores de água e kits médicos. A remessa chegou na última quarta-feira (18/10), no Aeroporto de Al-Arish, que fica localizado a 50km da fronteira com Gaza. O deslocamento final e a entrega dos insumos ficam sob responsabilidade da entidade Crescente Vermelho, atuante na região.

O que é e como funciona a repatriação?

O processo de repatriação é feito pelo Itamaraty, que articula com as autoridades estrangeiras, e pelo Ministério da Defesa, que aciona as Forças Armadas para a operação militar. As Forças Armadas definem o meio de transporte que vai resgatar os brasileiros, assim como a rota e as paradas técnicas no trajeto. As operações de resgate podem ocorrer quantas vezes forem necessárias, até que todos os brasileiros que estão em zonas de conflito voltem ao país de origem.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.