Mato Grosso do Sul, 9 de maio de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Em Minas, presidente Lula inaugura linhas industriais inovadoras

Presidente da República vai a Betim e Ouro Branco para marcar início da produção de motores automotivos híbridos e de uma nova linha de manufatura de aço para a indústria
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agenda voltada ao desenvolvimento industrial e incentivo à inovação tecnológica produtiva. Pela manhã, Lula visita o Polo Automotivo Stellantis de Betim e participa da inauguração do centro de desenvolvimento de produtos de mobilidade híbrida-flex.

A linha de produção que será inaugurada pelo presidente é resultado direto do apoio governamental ao desenvolvimento de novos motores automotivos adaptados à transição energética, como o programa Mover. O novo centro, o maior da América Latina, será responsável pelo desenvolvimento de motores a combustão de alta eficiência, além de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem.

Em seguida, Luiz Inácio Lula da Silva inaugura uma linha de produção que pretende ampliar a oferta de aço no Brasil. A cerimônia ocorre a partir das 15h, na unidade da Gerdau Brasil em Ouro Branco (MG), com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

A ampliação visa o mercado brasileiro, conforme a Gerdau, e o fornecimento de aço, especialmente para setores de máquinas e equipamentos, além do automotivo. O investimento na unidade de Ouro Branco é de R$ 1,5 bilhão, de um total de R$ 6 bilhões que a companhia investe atualmente. A unidade da Gerdau em Ouro Branco responde por 12% da produção total de aço do Brasil.

A cerimônia contará com a participação de empresários, representantes do setor industrial e autoridades políticas, que discutirão a importância dos investimentos na infraestrutura industrial e o impacto na geração de empregos e na economia do país. Além disso, especialistas do setor irão abordar os desafios e oportunidades para a modernização do parque industrial brasileiro.

O setor industrial foi um dos destaques do crescimento do PIB em 2024, subindo 3,1%, resultado que se consolida como o terceiro mais elevado da indústria nos últimos 15 anos. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada na primeira semana de fevereiro, pelo IBGE. O saldo foi positivo em todas as grandes categorias econômicas, assinalando crescimento em 20 dos 25 ramos, 60 dos 80 grupos e 63,1% dos 789 produtos pesquisados.

Ritmo industrial no início do ano

Já segundo indicadores divulgados nesta terça pelo IBGE, a produção industrial manteve-se estável na passagem de dezembro de 2024 para janeiro de 2025, sem apresentar crescimento. Na comparação com janeiro de 2024, houve avanço de 1,4%. Em 12 meses, a indústria acumula expansão de 2,9%.

O resultado desse mês interrompeu um período de três meses de taxas negativas consecutivas, período em que acumulou perda de 1,2%, sendo -0,2% em outubro, -0,7% em novembro e -0,3% em dezembro de 2024.

Na passagem de dezembro para janeiro, três das quatro grandes categorias econômicas e 18 dos 25 ramos pesquisados mostraram avanço na produção. Os destaques positivos ficaram com máquinas e equipamentos (6,9%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (3,0%).

De acordo com André Macedo, gerente da pesquisa, essas atividades vieram de comportamento negativo no final de 2024, influenciadas, em grande medida, por férias coletivas nesse período. “Há um movimento de maior dinamismo para a produção de janeiro de 2025 por conta dessa volta à produção e que elimina a perda registrada em dezembro de 2024”, explica Macedo.

O evento de inauguração das novas linhas industriais em Minas Gerais reforça o compromisso do governo federal com o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e a geração de empregos no setor produtivo. O investimento em novas tecnologias e processos industriais coloca o Brasil em posição de destaque no cenário global, incentivando a competitividade e atraindo novos investimentos para o país.

#LulaEmMinas #IndustriaBrasileira #DesenvolvimentoSustentavel #InovacaoIndustrial #GeracaoDeEmpregos #ProducaoAutomotiva #AcoNoBrasil #InvestimentosIndustriais #EconomiaEmAlta #ProducaoHibrida #TecnologiaVerde #FuturoDaIndustria

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.