Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 1 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Afrobetização: Wanessa Camargo usa termo e é detonada. Entenda o caso!

Busquei profissionais que pudessem me auxiliar nesse processo e tenho refletido muito sobre diferentes aspectos da minha vida. Foi assim que iniciei meu processo de afrobetização. escreveu a cantora
Wanessa reencontrou seu pai após sair do BBB 24 - Foto: Reprodução/Globo
Wanessa reencontrou seu pai após sair do BBB 24 - Foto: Reprodução/Globo

A final do BBB24 não foi apenas marcada pelo grande evento, mas também por um evento externo: Wanessa Camargo e a ‘afrobetização’.

Na noite de 16 de abril, ela aproveitou o impulso da final para colocar no mundo “Caça Likes”, sua nova faixa de trabalho que reflete sua passagem conturbada na casa e responde haters.

Mas, o que realmente chamou a atenção foi o termo usado em um texto da cantora. Ela reflete e diz que começou o processo de ‘Afrobetização’, juntando as palavras alfabetização e afro, em uma referência de que ela busca entender um pouco mais sobre racismo e toda a sua estrutura na sociedade.

“Busquei profissionais que pudessem me auxiliar nesse processo e tenho refletido muito sobre diferentes aspectos da minha vida. Foi assim que iniciei meu processo de afrobetização.”, escreveu a cantora:

Reações adversas

Acontece que a professora de Wanessa se pronunciou. Carol Sodré fez um vídeo nas redes sociais, agora apagado, e disse que foi procurada pela equipe da cantora para auxiliar no entendimento do que é o racismo, na prática, e na sociedade.

Foi então que uma polêmica voltou aos holofotes: em 2021, Kathlen Romeu foi morta em uma ação policial em uma comunidade. Ela era vendedora da marca Farm e estava grávida. Surgiu na internet que Carol Sodré estaria envolvida na polêmica ao sugerir a criação de um cupom de desconto na marca com o nome de Kathlen.

Na época, a loja se pronunciou, disse que errou e que continuaria a dar suporte para a família. Os algozes da vendedora continuam livres.

“Com vocês, entendemos a gravidade do que representou esse ato, por isso, retiramos o código E957 do ar. Continuaremos dando o apoio e suporte à família, como fizemos desde o primeiro momento em que recebemos a notícia.”

Detonada

Sobre o termo da tal ‘afrobetização’, Wanessa foi detonada em diversos momentos: Fred Nicácio, forte torcedor do Davi, publicou nas suas redes sociais detonando a cantora:

“Aulas de afrobetização. Eu já li de tudo, mas essa é nova.”

O influencer Fabão, engajado nas redes sociais com diversos tipos de conteúdos e que, recentemente, foi capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, ironizou o termo na publicação de Wanessa.

Angélica Ramos, ex-BBB e engajada nas causas sociais, principalmente na luta antiracista, usou um meme muito conhecido no X/Twitter:

Um internauta pontuou que ela não é mais adolescente, ironizando o fato da canção ser uma resposta aos haters, gênero musical bastante utilizado em polêmicas:

Até o fechamento desta matéria, Wanessa não voltou a se pronunciar e manteve o post e o vídeo de “Caça Likes” no Youtube.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.