Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Apple e Google lançam ferramenta para alertar usuários sobre rastreamento

Conforme comunicado da Apple, o recurso, chamado de “Detecção de Rastreador Indesejado”, foi lançado a partir desta segunda-feira no sistema iOS 17.5 da Apple e em dispositivos Android 6.0+

Nesta segunda-feira, as empresas Apple e Google integraram em seus sistemas operacionais uma ferramenta que alerta os usuários de iPhone e Android caso alguém esteja os rastreando por meio de um localizador sem fio ou Bluetooth. Conforme comunicado da Apple, o recurso, chamado de “Detecção de Rastreador Indesejado”, foi lançado a partir desta segunda-feira no sistema iOS 17.5 da Apple e em dispositivos Android 6.0+.

A ferramenta detecta se um dispositivo Bluetooth desconhecido se move próximo ao usuário por um período de tempo e, em seguida, envia um alerta com a mensagem “[Elemento] encontrado se movendo com você”.

No caso do iOS, o próprio iPhone pode identificar o ID do dispositivo que está rastreando, emitir um som para ajudar na localização e fornecer instruções para desativá-lo.

A Apple também destacou sua colaboração pioneira com a Google no setor, enfatizando que oferece “instruções e melhores práticas para fabricantes” que optem por incluir funções de alerta de rastreamento indesejado em seus produtos.

O novo recurso surge em resposta à controvérsia em torno dos sistemas de rastreamento sem fio de ambas as empresas, como o AirTag da Apple, que visa encontrar objetos perdidos ou roubados mostrando sua localização.

No entanto, esses sistemas às vezes têm sido utilizados por criminosos para rastrear outras pessoas.

A Apple assegurou que empresas como Motorola ou Pebblebee também se comprometeram a incorporar essa nova função em seus dispositivos.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.