Uma parceria que atravessa séculos se fortalece ainda mais! Brasil e Portugal celebraram, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, os 200 anos de relações diplomáticas com a assinatura de 20 acordos bilaterais em uma cúpula realizada em Lisboa. O evento foi marcado por discursos calorosos, reafirmação de laços históricos e a consolidação de parcerias em diversas áreas estratégicas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, comandaram a 14ª Cimeira Brasil-Portugal, um encontro fundamental para o aprofundamento da cooperação entre os dois países. Foram discutidos temas como justiça, segurança, educação, saúde, energia e tecnologia. Além disso, foram firmados compromissos que vão impactar diretamente a vida dos cidadãos brasileiros e portugueses.
“Esta cimeira inaugura uma temporada intensa para a política externa brasileira neste ano. Receber o primeiro-ministro Luís Montenegro é a melhor forma de celebrarmos os 200 anos de parceria e da ‘mais perfeita amizade’ que completamos em 2025”, declarou Lula. O presidente também destacou que a cooperação com Portugal está cada vez mais diversificada e com potencial para gerar desenvolvimento em ambas as nações.
Entre os 20 acordos assinados, há iniciativas que englobam a instalação de um escritório da Apex em Lisboa, a compra de 12 aeronaves Super Tucano pela Força Aérea Portuguesa e uma parceria entre a OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal) e a Embraer para adaptação dessas aeronaves aos padrões da OTAN. Além disso, está prevista a criação de um escritório de cooperação do Ministério das Relações Exteriores em Lisboa.
A parceria entre Brasil e Portugal também se estende para o campo da ciência, tecnologia e educação. Há acordos para intercâmbio acadêmico e investimentos conjuntos em pesquisas nas áreas de biologia, engenharia e meio ambiente.
O primeiro-ministro Luís Montenegro fez questão de reforçar a importância da integração da comunidade brasileira em Portugal, que atualmente é a maior entre os imigrantes no país. “Os brasileiros estão perfeitamente integrados em Portugal. São a maior comunidade estrangeira e fazem parte do nosso cotidiano, da nossa economia, da nossa cultura”, afirmou.
O premiê português também destacou que Portugal segue como um dos mais firmes defensores do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia, ressaltando que essa parceria poderá impulsionar ainda mais as trocas comerciais e os investimentos bilaterais.
Essa cimeira reafirma que a relação entre Brasil e Portugal está mais forte do que nunca. Os laços históricos se traduzem em cooperação concreta, projetos estruturantes e uma visão comum para o futuro.
#BrasilPortugal #AcordosBilaterais #Lula #LuisMontenegro #CimeiraBrasilPortugal #CooperaçãoInternacional #EconomiaGlobal #LivreComercio #ParceriaEstratégica #CiênciaETecnologia #Imigração #200AnosDeAmizade