Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 5 de março de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Energético ou Café? Estudos compara os efeitos dos dois

Outro acréscimo dessa pesquisa é a acusação de que os benefícios ergogênicos do Red Bull são provavelmente por conta das decorrências da cafeína aos demais ingredientes

Tanto faz se uma refeição é na hora do pré-treino, intra treino ou pós-treino. Isto é, um atleta amador ou profissional sempre deve priorizar pelos bons nutrientes em prol de um resultado satisfatório. Mas e quando queremos dar aquele gás antes do treino? É melhor apostar no café ou no energético?

Para descobrir isso, um estudo publicado pelo International Journal of Sports Psychology and Performance analisou e comparou os efeitos do café e energético em treinos aeróbicos.

Café ou energético? Estudou comparou efeitos

O estudo apurou os efeitos ergogênicos (Substâncias para melhoria do desempenho esportivo) do Red Bull ou uma dose equivalente de cafeína anidra em comparação com uma bebida sem cafeína no desempenho do ciclismo.

Dessa forma, 11 ciclistas masculinos se envolveram nessa experiência, com o uso de um desenho duplo-cego e cruzado. Para “conectar” o Red Bull com a dose equivalente de um suplemento baseado em cafeína e um placebo em ciclistas já treinados.

Os resultados detectaram que tanto esse energético quanto o suplemento a base de cafeína intensificaram o rendimento em relação ao placebo. Porém, não houve nenhuma diferença identificada pelos pesquisadores entre o Red Bull e a cafeína.

Outro acréscimo dessa pesquisa é a acusação de que os benefícios ergogênicos do Red Bull são provavelmente por conta das decorrências da cafeína aos demais ingredientes, que possivelmente não oferecem vantagens “extras”.

A palavra do especialista

“Nós temos que lembrar que no Red Bull tem um pouco de carboidrato também aí, mas resumindo faz sentido. Uma dose de 3mg por quilo de cafeína, independente de você estar tomando em cápsula, com líquido e tudo realmente tem evidência científica de melhora de performance”, responde com exclusividade para o Sport Life o médico do esporte Dr. Thiago Viana.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.