Com doutorado em quiropraxia e tendo estudado por 2 anos medicina na Universidade de Wisconsin Parkside, nos EUA, Eric Berg é um especialista em dietas e jejum intermitente. Em um vídeo no canal do YouTube, o expert comentou que a saúde do coração e das artérias é um grande problema no Reino Unido. A mesma questão pode ser vista no Brasil.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, “as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação representam a principal causa de morte no Brasil”. São mais de 1,1 mil óbitos por dia.
Conforme explicou Berg, o espessamento e endurecimento das artérias favorecem as condições que afetam o coração e o sistema circulatório.
No vídeo, Berg esclareceu que o endurecimento e o espessamento das artérias chamado de aterosclerose ocorre devido ao acúmulo de gordura e de outras substâncias na região. Por consequência, essa concentração impede a passagem “fácil” do sangue. O expert endossou que manter limpos esses vasos sanguíneos é essencial para a saúde.
No canal homônimo, o especialista listou nove alimentos que auxiliam na “desobstrução” e contribuem para a saúde das artérias. Confira quais são para adicionar nas refeições!
1. Ômega 3
Na lista de alimentos ricos em ômega 3 constam os peixes salmão e sardinha, além do óleo de fígado de bacalhau. Eric Berg recomendou comer alguma dessas opções uma ou duas vezes por semana para conseguir extrair os benefícios. “São muito, muito importantes”, disse o expert.
2. Azeite de oliva extravirgem
O especialista em dietas defendeu que o azeite de oliva extravirgem dispõe de propriedades positivas para o sistema cardiovascular e ajuda na prevenção da hipertensão. “É uma gordura muito boa, carregada de substâncias saudáveis para o coração que apoiam as células endoteliais”, sustentou.
3. Vegetais de folhas verdes escuras
Para aproveitar todos os ativos dos vegetais de folhas verdes escuras, Berg aconselhou cozinhar os alimentos no azeite: “Ajuda a extrair os fitonutrientes, porque muitos dessas substâncias presentes nas plantas, especialmente na salada, são solúveis em gordura.”
4. Queijo Parmigiano
O especialista alegou que o queijo Parmigiano, feito na Itália, apresenta alto teor de vitamina K, nutriente “muito importante para manter o cálcio fora da artéria”.
5. Amêndoas
Fontes de magnésio, as amêndoas estão presentes na lista montada pelo especialista por beneficiar a saúde do coração. O nutriente protege o órgão do estresse muscular, sem contar que ajuda a controlar a pressão arterial.
6. Chucrute cru
“O melhor alimento que conheço por conter mais vitamina C é o chucrute cru”, indicou o expert em dietas. O repolho fermentado é fonte das vitaminas C e K2, segundo Berg. Ele orientou não adquirir o alimento em garrafa pasteurizada.
7. Levedura nutricional
O expert recomendou comprar a levedura nutricional, mas ficar atento para o alimento não ser enriquecido com ativos sintéticos. Essa sugestão traz na composição as vitaminas B1, B9 e B12, mais conhecida como metilcobalamina.
8. Carnes
Frango, carne bovina e fígado de bacalhau englobam “praticamente todos os nutrientes imagináveis”, conforme pontuou o expert: “Quero dizer, tem quase todas as vitaminas contidas em grandes quantidades. Há o folato, presente em vegetais, e a vitamina K2”.
9. Carne vermelha de gado alimentado com capim
Enquanto as carnes processadas são classificadas como “perigosas para o coração”, a opção vermelha do gado alimentado com capim pode oferecer o efeito oposto. “É mais saudável e magra. Também não irrita o intestino”, garantiu o especialista.
Berg instruiu comer carne de gado alimentado com capim